Fuvest 2021: Tutorial completo para você se inscrever no vestibular da USP

Atenção estudantes! Nessa segunda-feira (31), foram abertas as inscrições para participar do vestibular da USP por meio do Fuvest 2021. Os interessados em se candidatar para o vestibular de 2021 deverão fazer um cadastro no digital até o dia 23 de outubro. Há uma oportunidade de isenção de taxa para aqueles de baixa renda e a cobrança será de R$ 182 para os demais. Saiba os detalhes das candidaturas.  

Fuvest 2021: Tutorial completo para você se inscrever no vestibular da USP (Imagem: Ferreira; J.C./USP)
Fuvest 2021: Tutorial completo para você se inscrever no vestibular da USP (Imagem: Ferreira; J.C./USP)

Para poder participar, os jovens deverão acessar o site da Fuvest e preencher o formulário solicitado. Dados de identificação social, nível de escolaridade, histórico escolar e meios de contato estão entre as informações solicitadas.

Após preencher o documento digital, basta confirmar o interesse e aguardar o boleto com a taxa da candidatura.  

Para aqueles que têm a comprovação de baixa renda, é possível fazer a solicitação de isenção na mesma página. Nesse caso, os estudantes precisam de documentos que comprovem a necessidade do benefício, como uma declaração salarial, por exemplo.  

Sobre as etapas de seleção 

A primeira fase será composta por uma bateria de provas, marcada para o dia 10 de janeiro de 2021. Os estudantes deverão responder questões de conhecimentos gerais.

Já no dia 21 de fevereiro, ocorrerá o exame de português e redação, finalizando a segunda etapa. Por fim, em 22 de fevereiro, serão aplicadas as provas das disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido.  

Vagas para estudantes de escolas públicas  

É importante ressaltar que, nesta edição serão ofertadas 11.147 vagas na USP. Desse total, 8.242 serão para jovens classificados pelos Fuvest. Por fim, 2.905 vagas serão destinadas para os estudantes inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/Enem. 

“Eu considero esse um fato notável e ele tem que ser registrado com ênfase porque ele revela, demonstra o interesse da USP pela inclusão dos alunos das classes mais desfavorecidas, ou seja, aqueles que na maior parte da Fuvest”, afirma a Prof. Dra. Belmira Bueno, diretora-executiva do Fuvest, sobre as vagas sociais.  

Veja os 15 cursos mais concorridos da Fuvest no ano passado:  

  • Medicina (Pinheiros) – 129,46 candidatos por vaga 
  • Medicina (Bauru) – 124,21 candidatos por vaga 
  • Medicina (Ribeirão Preto) – 89,04 candidatos por vaga 
  • Psicologia (São Paulo) – 73,67 candidatos por vaga 
  • Relações Internacionais – 58,6 candidatos por vaga 
  • Curso Superior do Audiovisual – 46,92 candidatos por vaga 
  • Psicologia (Ribeirão Preto) – 43,24 candidatos por vaga 
  • Medicina Veterinária – 42,91 candidatos por vaga 
  • Ciências Biomédicas – 37,21 candidatos por vaga 
  • Design – 32,36 candidatos por vaga 
  • Publicidade e Propaganda – 31,20 candidatos por vaga 
  • Fisioterapia – 31,17 candidatos por vaga 
  • Jornalismo – 29,10 candidatos por vaga 
  • Artes Visuais – 26,57 candidatos por vaga 
  • Arquitetura (FAU) – 25,94 candidatos por vaga 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.