Fuvest: O que muda para aplicação da prova em 2021?

No início da semana, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou manual do candidato para o vestibular de 2021. A publicação permite que sejam realizadas as inscrições para a Universidade de São Paulo. 

publicidade
Fuvest: O que muda para aplicação da prova em 2021?
Fuvest: O que muda para aplicação da prova em 2021? (Imagem: reprodução Google)
publicidade

O período de inscrição será de 31 de agosto até às 12h de 23 de outubro, no site da Fuvest.

Para os candidatos que não realizaram o pedido de isenção da taxa da prova, é necessário fazer o pagamento da inscrição no valor de R$ 182,00.

A primeira fase das provas está marcada para 10 de janeiro de 2021, com a prova de conhecimentos gerais.

Já em 21 de fevereiro de 2021 será a segunda fase do exame, dessa vez com a prova de Português e redação. 

No dia 22 de fevereiro, a prova das disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida.

O que mudou no Fuvest 2021?

Embora o ano de estudos e de realização da prova seja atípico, a estrutura e o formato da prova não foi alterado. A primeira fase continua sendo realizada em um único dia, com a prova constituída de 90 questões e 5 horas de duração.

A segunda etapa mantém as duas provas de conhecimentos específicos, com questões discursivas.

A USP seguiu um processo seletivo diferente de universidades como a Unicamp e a Unesp, por exemplo. 

Na Unicamp, o número de questões foi reduzido e o tempo para resolução da prova também diminuiu. Já na Unesp, as questões discursivas da prova do vestibular foram abolidas.

Por consequência da pandemia e como maneira de proteção, será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante a realização das provas, bem como no Enem. 

No mais, as poucas mudanças anunciadas no manual são referentes às provas de habilidades específicas. Confira a seguir: 

Neste ano, o vestibular para o curso de Artes Visuais não haverá a prova de habilidade específica. A seleção dos candidatos será feita de acordo com a classificação nas provas gerais, da primeira e segunda fases do vestibular 2021.

As provas específicas para os cursos de Música também sofreram alterações. Nesta edição, elas serão realizadas em formato não presencial, utilizando material audiovisual a ser disponibilizado pelo candidato em plataforma de internet.

AvatarLucas Santos
Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto