ATENÇÃO! CNH Social no Espírito Santo dá prazo de 1 mês para matrícula de suplentes

O Detran do Espírito divulgou na terça-feira (1) a lista dos aprovados na seleção para a emissão da CNH Social. Foram mais de 530 candidatos inscritos no mês de março, e os selecionados têm até 30 dias para realizar a matrícula online.

ATENÇÃO! CNH Social no Espírito Santo dá prazo de 1 mês para matrícula de suplentes
ATENÇÃO! CNH Social no Espírito Santo dá prazo de 1 mês para matrícula de suplentes (Imagem: Reprodução/Google)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento brasileiro que permite, após aprovação nos testes teóricos práticos e médicos, a condução de veículos automotores dentro do país. Há países que também aceitam o documento em caráter temporário.

A emissão é realizada pelo Departamento de trânsito de cada estado, sendo esse também responsável pelas avaliações práticas e teóricas de direção. Há cinco categorias:

  • Veículo de duas ou três rodas (A);
  • Veículos de quatro rodas e capacidade de até oito passageiros (B);
  • Veículos de quatro rodas e veículos de carga, não articuladas (C);
  • Veículos de quatro rodas, veículos de carga, não articuladas e transporte de passageiros que acomodem mais de oito passageiros (D);
  • Veículos de quatro rodas, veículos de carga, não articuladas, transporte de passageiros que acomodem mais de oito passageiros e veículos com unidades acopladas que excedam seis toneladas (E).

O valor da CNH é alto devido a todas as taxas pagas com aulas teóricas e práticas e exames médicos e psicológicos.

Por esse motivo, muitos estados dispõem de projetos que oferecem o documento de forma totalmente gratuita. No Espírito Santo, desde 2011, o estado oferece a CNH Social.

O programa foi criado a partir da Lei nº 9.665 com o intuito de ofertar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade à possibilidade de emitir a CNH e, dessa forma, contribuir para a queda da desigualdade social.

As inscrições para a seleção de 2020 aconteceram em março, através do site do Detran ES e a lista com os aprovados foi divulgada na última terça-feira (1).

Para fazer a matrícula basta o candidato a acessar o site da inscrição e selecionar a opção “CNH Social” e, logo em seguida, “Matrícula online”.

Ao fazer esse processo o candidato terá acesso às informações sobre o Centro de Formação de Condutor que deverá realizar a abertura do seu processo de habilitação. Além disso, serão apresentados os documentos necessários para dá início ao processo.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.