Itaú chega a marca histórica após ultrapassar Bradesco em ranking de valor

Lista de marcas mais valiosas do Brasil é divulgada e o Itaú lidera a colocação. Pela primeira vez na história, o banco Itaú ficou no primeiro lugar do ranking BrandZ Brasil, produzido pelo grupo WPP e pela empresa de pesquisa Kantar. A pesquisa contabiliza todas as marcas nacionais e a partir do seu valor de venda identifica a mais bem avaliada no mercado. Até o ano passado, a vencedora era o Bradesco, porém com as perdas da pandemia acabou sendo rebaixada.  

Itaú chega a marca histórica após ultrapassar Bradesco em ranking de valor (Imagem: Google)
Itaú chega a marca histórica após ultrapassar Bradesco em ranking de valor (Imagem: Google)

De acordo com o levantamento realizado pelo grupo WPP, o Itaú está com uma marca avaliada em aproximadamente US$ 8,2 bilhões. Entre o ano de 2019 e 2020, o banco perdeu apenas 1% de seu lucro.

Já o Bradesco, que assumiu o primeiro lugar no ano passado, registrou uma perda de 34%, fazendo com que se rebaixasse na colocação ficando em terceiro lugar.  

A Skol saiu em destaque, assumindo a segunda posição. Sua marca está com um valor de US$ 6,797 bilhões, de acordo com os levantamentos realizados.

Há ainda empresas do varejo, como a Magalu, que ficou em quarto lugar com um rendimento de US$ 5,111 bilhões. Empresas de alimento, como a Sadia e mais. Veja a lista completa logo abaixo:  

Marcas mais valiosas do Brasil em 2020:  

Pandemia altera os resultados para os bancos 

De acordo com a Kantar, a seleção desse ano, a nível de instituição bancária, teve resultados variados mediante a batalha para conter os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a empresa, “o contexto do negócio já estava sendo afetado antes mesmo da pandemia, com o governo diminuindo drasticamente a taxa de juros, e o avanço das fintechs”. 

Dessa forma, nomes como Santander, Banco do Brasil, entre outros, não foram classificados no top 10. Para o próximo ano, espera-se que o resultado se mantenha tendo em vista que o cálculo levará em consideração o cenário de 2020. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
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