A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na semana passada o novo calendário acadêmico para o início do ensino remoto emergencial dos cursos de graduação. A modalidade foi aprovada pelo Conselho Superior (Consu). As aulas na universidade foram interrompidas em razão da pandemia do coronavírus.
As aulas na universidade retornam na modalidade de ensino à distância. A instituição deve atender aos estudantes nas diferentes condições sócio-familiares, visando a facilidade de acesso e à melhor qualidade de ensino.
A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, explica que o cronograma foi amplamente discutido pelos representantes da UFJF. O calendário acadêmico foi aprovado pela maioria dos conselheiros tanto do campus-sede quanto do campus avançado de Governador Valadares.
“Os estudantes devem ficar atentos para os prazos apresentados no calendário, como, por exemplo, a confirmação da matrícula, a escolha das disciplinas que deseja cursar e o período que as coordenações de cursos têm para fazer os ajustes”, aponta a pró-reitora.
De acordo com o Conselho Superior (Consu) da UFJF, a realização do ensino remoto seguem as orientações de proteção à saúde.
Calendário acadêmico de aulas remotas da UFJF
Segundo o documento oficial divulgado pela UFJF, as atividades não-presenciais do primeiro semestre letivo de 2020 começam no dia 21 de setembro e vão até 27 de novembro.
De 17 e 21 de agosto, está previsto o cadastramento de estudantes e de docentes para acesso às plataformas virtuais. O procedimento é feito pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).
Entre 18 de agosto e 4 de setembro, os departamentos vão indicar quais disciplinas serão oferecidas no primeiro semestre. Os horários das turmas serão divulgados em 11 de setembro.
De 12 a 16 de setembro os estudantes vão selecionar as disciplinas oferecidas de forma remota. E também assinar o termo de gravação das atividades simultâneas.
O período de ajuste de matrículas começa em 16 de setembro e vai até o dia 30 do mesmo mês. Nessa etapa, os estudantes terão a oportunidade de se matricular em outras disciplinas curriculares, desde que haja disponibilidade de vagas.
O segundo semestre letivo especial de 2020 tem previsão de início em 14 de dezembro e de término em 22 de março do ano que vem. O calendário é válido para os campus de Juiz de Fora e Governador Valadares.
Apesar das atividades on-line serem uma alternativa para a continuidade do ensino, os estudantes podem requerer o trancamento da matrícula.
Nesse caso, é necessário justificar a impossibilidade do acompanhamento das atividades remotas, sem a necessidade de apresentação de documentação comprobatória.