Seguro desemprego: Tudo o que você precisa saber para solicitar na internet

O seguro desemprego é um benefício do Governo Federal que pode ser recebido entre três e cinco meses durante o período após se desligar do emprego. Tudo depende de quanto tempo foi trabalhado antes de ser demitido. Com tudo, você sabe como fazer a solicitação do seu seguro desemprego?.

Perdeu a senha no MTE? Veja aqui como recuperar e dar entrada no seguro desemprego
Seguro desemprego: Tudo o que você precisa saber para solicitar na internet Imagem: montagem FDR)

O benefício pode ser solicitado caso você tenha trabalhado em uma empresa com Carteira de Trabalho e foi dispensado sem justa causa. O prazo para fazer a solicitação é de sete a 120 dias após a data da dispensa. 

Confira a seguir como solicitar o seguro desemprego pela internet

Verifique se você tem direito ao benefício

Primeiro, para dar entrada no pedido do benefício, você precisa verificar se cumpre os seguintes requisitos: 

Reúna os documentos

Segundo, você precisa reunir os documentos necessários. Na lista abaixo, todos são indispensáveis para o processo.

Dando entrada no pedido

A solicitação do seguro desemprego pode ser realizada pela Internet pelo site Portal Emprega Brasil. O usuário pode fazer a solicitação com o login e senha de acesso

No entanto, o usuário que não tiver login, precisa informar seus dados pessoais que serão checados nas bases de dados do Governo Federal. 

É preciso também responder a um questionário com perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária.

Após ter acesso ao portal

Depois que realizar o login no portal, basta clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego”. Em seguida, informe o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.

Com isso, você deve ser direcionado para o passo-a-passo com oito etapas:

Sair da versão mobile