Fundos imobiliários: Tudo o que você precisa saber para começar a investir

Pandemia do novo coronavírus reformula o mercado de investimentos. Mediante a crise econômica mundial, muita gente começou a repensar onde deve aplicar dinheiro. Com o mercado de bolsas e ações em constante mudança, a aquisição de imóveis (fundos imobiliários) é vista como uma forma relativamente segura e mais estável.   

Fundos imobiliários: Tudo o que você precisa saber para começar a investir (Imagem: Google)
Fundos imobiliários: Tudo o que você precisa saber para começar a investir (Imagem: Google)

É válido ressaltar que, esse tipo de aquisição é recorrente do Brasil desde a década de 1980, quando o período de hiperinflação também alterou as carteiras de aplicações do mercado.

O investimento em fundos imobiliários pode ocorrer de várias formas. No Brasil, a mais conhecida é a aquisição de um bem que pode servir como ponto de aluguel, fazendo com que seu proprietário tenha recebimentos mensais em cima daquele terreno. No entanto, apesar de ser seguro, é preciso tomar cuidado em alguns pontos.  

Compra do imóvel  

Para aqueles que estão pensando em comprar um imóvel, tendo em vista a baixa nas taxas de juros, para colocá-lo para alugar, é preciso realizar uma avaliação de sua liquidez.

Conforme explicam analistas desse setor, a liquidez é definida de acordo com o grau de negociabilidade do título, ou seja, quanto maior seu poder de negociação, maiores serão as vantagens.  

As negociações de um imóvel, de modo geral, levam em consideração seu tempo de construção, localização e também os números do atual cenário econômico. Em períodos de forte crise, a aquisição de um terreno torna-se inviável para muitos. Entretanto, conhecendo seu público específico, sendo este de classe média alta ou alguma empresa (a depender do tipo do imóvel) pode ser uma boa oportunidade.  

Atenção aos tipos de contrato 

Para a locação, um contrato validado em cartório torna-se essencial. Evite disponibilizar seu bem sem que antes você receba uma quantia antecipada para garantir possíveis calotes. Normalmente, as empresas de locação recomendam uma cobrança prévia equivalente há três meses.

Essa quantia é vista como uma ‘caução’, caso o inquilino atrase você tem esse tempo para renegociar ou até mesmo suspender seu aluguel e pegar as chaves de volta.  

Avalie a rentabilidade  

Fique atento também a rentabilidade sobre o valor recebido com os aluguéis. Não adianta comprar um bem com um alto custo e cobrar uma quantia inferior a parcela que foi paga.

Outro ponto também importante é considerar as despesas tidas com o recolhimento do Imposto de Renda e também com o IPTU. O ideal é que você dívida essas despesas ao longo das parcelas exigidas ao seu inquilino. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.