Conheça os melhores fundos imobiliários para comprar durante o mês de novembro

O setor de galpões logísticos lidera as recomendações de analistas e estão entre os melhores fundos imobiliários para serem comprados durante o mês de novembro. BTG Pactual Logística e RBR Alpha são novidades na seleção do mês.

Fundos de galpões logísticos são destaque entre os fundos imobiliários mais recomendados para comprar em novembro (Imagem: Reprodução/Google)

Os analistas de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) iniciam o mês de novembro atentos à volta das restrições ao redor do mundo devido à uma segunda onda de contágio da covid-19 e ao impacto que essas medidas terão sobre a atividade econômica global, especialmente no Brasil.

Segundo o analista de fundos imobiliários da XP, Renan Manda, aqui no nosso país, o aumento das expectativas inflacionários pelo mercado financeira continuará no radar dos investidores. Os motivos são a correção dos preços de aluguéis ou uma alta na taxa básica de juros (Selic) antes do esperado.

“Em um cenário de alta das revisões para a inflação, os fundos imobiliários tendem a se beneficiar, de modo geral, mas também depende da carteira. Um aluguel de shopping pode ser indexado ao IGP-M, mas o lojista pode ter outras preocupações no momento por conta da pandemia, então o proprietário do shopping não consegue repassar a inflação”, afirmou Manda.

Segundo o especialista, em novembro, os investidores também esperam a liberação do aluguel de cotas do Fundo de Investimentos Imobiliários, que possibilitará uma maior diversificação das estratégias de alocações possíveis.

O índice que acompanha o desempenho dos principais fundos de investimentos imobiliários negociados em Bolsa, apresentou uma queda de 1% em outubro. Durante o ano, o desempenho apresentou uma queda de 13,5%.

Galpões logísticos são os mais recomendados

O segmento de galpões logísticos lidera as recomendações de analistas de fundos imobiliários para novembro, com três dentre os cinco nomes: Vinci Logística, XP Log e BTG Pactual Logística. A RBR Alpha, também entrou para o portfólio com quatro menções. A BTG e a RBR são novidades na seleção do mês.

Em compensação, o fundo imobiliário de shopping centers XP Malls e a RBR Rendimento High Grade deixaram a carteira.

Mesmo com o setor de galpões em destaque, a analista de fundos imobiliários da XP, Maria Fernanda Violatti, pede atenção para o novo estoque a partir de 2021.

“O segmento deve permanecer aquecido nos próximos trimestres, mas é preciso considerar, principalmente em São Paulo, o aumento do número de entregas para o ano que vem. Só na capital são estimados cerca de 650 mil m², o que pressionaria os preços, com um aumento na taxa de vacância”.

InfoMoney é o maior site especializado em investimentos pessoais e educação financeira do Brasil e reuniu especialistas que destacaram os fundos imobiliários mais recomendados para o mês de novembro. Para critério de desempate são selecionados aqueles com os maiores volumes médios negociados nos últimos 12 meses, com base em dados da provedora de informações Economatica:

  • Vinci Logística (VILG11) 
    5 recomendações
    Retorno em outubro: -3,80%
    Retorno em 12 meses: +18,76%
  • BTG Pactual Logística (BTLG11)
    4 recomendações
    Retorno em outubro: +4,64%
    Retorno em 12 meses: +22,73%
  • CSHG Renda Urbana (HGRU11)
    4 recomendações
    Retorno em outubro:-1,11%
    Retorno em 12 meses: +20,91%
  • RBR Alpha Multigestão (RBRF11)
    4 recomendações
    Retorno em outubro: -0,25%
    Retorno em 12 meses: +0,26%
  • XP Log (XPLG11)
    4 recomendações
    Retorno em outubro: -4,03%
    Retorno em 12 meses: +28,15%

A rentabilidade considera o reinvestimento dos dividendos.

Fontes: Economatica e corretoras (Ativa Investimentos, BB Investimentos, BTG Pactual, Genial, Guide, Mirae Asset, Necton, Santander Corretora e XP).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!