UFPR divulga calendário da 1ª e 2ª fase do vestibular 2021

A UFPR publicou em seu portal as datas do processo seletivo para 2021. No site da universidade está o calendário da 1ª e 2ª fase do vestibular de 2021. Segundo as informações divulgadas, a expectativa é que a primeira fase seja aplicada no dia 28 de fevereiro de 2021.

UFPR divulga calendário da 1ª e 2ª fase do vestibular 2021
UFPR divulga calendário da 1ª e 2ª fase do vestibular 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou, na última terça-feira (25), as datas do seu vestibular. A primeira fase do vestibular da UFPR já tinha sido adiada para o dia 10 de janeiro de 2021, porém, foi modificada novamente.

A alteração foi definida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR após recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quanto ao Plano de Contingência Nacional e a suspensão de eventos com aglomerações.

A nova data para a primeira fase do vestibular da UFPR é 28 de fevereiro do ano que vem. O processo seletivo deveria acontecer ainda este ano, no dia 18 de outubro, mas devido à pandemia de Covid-19 a data foi prorrogada, com o intuito de proteger os candidatos.

A segunda fase estava prevista para os dias 22 e 23 de novembro, porém também foi adiada para os dias 18 e 19 de abril. A primeira fase é composta por uma prova de 90 questões objetivas, distribuídas da seguinte maneira:

  • 12 questões de Língua Portuguesa;
  • 05 questões de Filosofia;
  • 05 questões de Sociologia;
  • 06 questões de Literatura;
  • 08 questões de Língua Estrangeira Moderna;
  • 09 questões de Matemática;
  • 09 questões de Biologia;
  • 09 questões de Física;
  • 09 questões de Química;
  • 09 questões de Geografia;
  • 09 questões de História

Já a segunda fase é composta por prova de compreensão e produção de textos, sendo de três questões discursivas. Além disso, tem a prova específica de sete questões discursivas. Alguns cursos possuem as provas de habilidades específicas.

Ainda não há datas para o início das inscrições, porém, segundo a instituição, em breve será lançado o edital do vestibular. A demora é por causa da falta de definição de volta às aulas e de como estará à situação do país diante o Coronavírus.

A espera é para fazer um edital que contemple todas as orientações da Sesa. Além disso, as aulas na Universidade Federal do Paraná estão suspensas por tempo indeterminado desde a segunda quinzena de março.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.