De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando abre uma empresa, apenas quatro em cada dez continua operando após cinco anos de funcionamento.
Isso mostra que há erros contínuos sendo cometidos pelos empresários principiantes no mercado, como falta de planejamento e a falta de visibilidade sobre fluxo de caixa.
Caso você tenha interesse em iniciar seu próprio negócio, mas quer evitar fechar as portas veja abaixo o que leva empreendedores a falhar.
Os 5 principais erros ao abrir uma empresa
- Retirar todo o dinheiro do caixa da empresa
Mesmo sendo sua empresa é importante estabelecer um salário fixo. Dessa maneira, mesmo quando tiver um ganho maior o que sobrar do salário do proprietário e dos sócios ou empregados ficará em caixa.
Essa reserva é para ser usado quando a receita da empresa sofrer redução, assim, o que tem em caixa poderá servir para completar o salário fixado e não precisar fazer cortes de funcionários ou ficar sem ter lucros no mês.
Outra vantagem de ter esse dinheiro reserva é para eventuais problemas técnicos, como comprar de aparelhos danificados ou até mesmo a possibilidade de investir na sua empresa, caso tenha um valor alto no caixa.
- Não investir no negócio
Investir nunca é demais e sempre traz bons resultados. Com o crescimento da empresa é necessário aumentar o número de funcionários e assim também investir nas ferramentas para o serviço.
Outra opção de investimento é terceirizar parte do serviço para que o proprietário tenha mais tempo disponível para se dedicar na gestão da empresa e evitando perder tanto tempo nas partes operacionais.
Apenas com investimento no ambiente de trabalho, seja em ampliação do espaço, na aquisição de aparelhos mais modernos que agilizem os serviços e na aquisição de funcionários é que sua empresa terá aumento na receita.
- Não saber definir o valor do seu trabalho
É importante definir o valor do seu trabalho, sabendo retirar os custos e colocando a margem de lucro. Esse valor não pode ser muito abaixo do mercado e nem superior a concorrência, porém deve ser de acordo com a qualidade do serviço oferecido.
- Não mudar de estratégia comercial
Entender o que não está dando certo e mudar é o que mais salva as empresas. Erra é normal, mas continuar no erro é escolha. A única forma de aprender é testando e quando mais rápido for percebido o que dá certo ou não é melhor para a empresa.
- Não definir uma identidade visual
Na era digital empresas que possuem uma identidade visual definida conseguem se destacar dos demais concorrentes, portanto, é importante investir na comunicação visual.