Prefeito de Belo Horizonte autoriza volta dos restaurantes e novo funcionamento das lojas

Nessa quinta-feira (20), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), informou que estará permitindo a reabertura de lanchonetes e restaurantes. De acordo com ele, a decisão passará a valer a partir da próxima segunda-feira (24) e deverá prolongar, também, o tempo de funcionamento das lojas e comércio.   

Prefeito de Belo Horizonte autoriza volta dos restaurantes e novo funcionamento das lojas (Imagem: Google)
Prefeito de Belo Horizonte autoriza volta dos restaurantes e novo funcionamento das lojas (Imagem: Google)

Com a pandemia do novo coronavírus, a prefeitura municipal de Belo Horizonte precisou fechar as atividades econômicas de toda a região. Durante um período de aproximadamente 60 dias, o comércio ficou inviabilizado e os serviços de alimentação funcionaram apenas por delivery.  

Entretanto, com um controle no número de infectados, a cidade vem aderindo à etapas de reabertura. A partir da próxima semana, os shoppings e lojas de rua deverão funcionar de segunda a sexta-feira (até então só podiam operar três vezes por semana).

O prefeito irá permitir também a reabertura das cinco praças públicas (atualmente fechadas), e a retomada presencial dos restaurantes e lanchonetes.  

Para que os serviços de alimento sejam reabertos, será preciso proibir a venda de bebidas alcoólicas e o funcionamento só poderá ocorrer das 11h até às 15h. 

Pronunciamento da prefeitura de Belo Horizonte

Segundo Kalil, a decisão foi tomada de forma segura, levando em consideração os riscos de infecção. A ideia é que esses serviços pouco a pouco recuperem seus prejuízos, mas sem que haja uma evolução da doença em toda a cidade.  

“Eu volto a dizer que esta abertura gradual, com calma, agora depende de todos vocês. Já sacrificamos demais, fizemos esforço demais, sofremos demais. Se estamos fazendo isso, temos a responsabilidade que ninguém morreu por falta de atendimento e atendimento de qualidade”, disse Kalil.  

Reforçando a afirmação do prefeito, o secretário de saúde, Jacson Machado, relembrou que a liberação só pode ser feita uma vez em que a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em fase de redução.

De acordo com ele, os espaços de terapia intensiva estão em 59,9%, e de enfermaria está em 49,2%. Já o índice total de contágio é de 1,1%.  

Além disso, o secretário reforçou que todo esse planejamento vem sendo elaborado com uma equipe especializada para garantir a saúde pública.  

“É esse comitê que embasa as decisões tomadas pela prefeitura durante a pandemia. Ele é formado por três médicos infectologistas – Carlos Starling, Estêvão Urbano e Unaí Tupinambás – e pelo secretário de Saúde”, garantiu o secretário. 

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile