Queda na taxa Selic pode mudar financiamento imobiliário? Entenda!

Com a queda da Selic, o financiamento do imóvel se tornará mais barato? Entenda. Desde o mês de janeiro, a taxa básica de juros nacional registrou quatro quedas consecutivas. Um dos principais motivos para isso está associado a crise econômica do novo coronavírus. Com o país em clima de instabilidade financeira, sua redução pode resultar em um fomento para o mercado que passa a ter maiores chances de rotação econômica.  

Queda na taxa Selic pode mudar financiamento imobiliário? Entenda! (Imagem: Google)
Queda na taxa Selic pode mudar financiamento imobiliário? Entenda! (Imagem: Google)

Mesmo com a Selic registrando uma mínima história de 2% ao ano, o mercado para o financiamento imobiliário ainda mantém suas taxas de juros.

De acordo com um levantamento feito pelo Valor Investe, apenas o Santander e o Itaú reajustaram os juros de seus créditos para quem deseja comprar um imóvel nesse período de pandemia.  

Para os clientes do Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil, as aplicações permanecem mais elevadas, com juros que variam entre 6,5% até 8,45%. Já nos bancos onde houve uma redução, os valores das cobranças representam cerca de 6,99%.  

Tabela de taxas mínimas aplicadas em financiamento x taxa referencial

Instituição  Taxas mínimas de crédito imobiliário 
Caixa  A partir de 6,5% ao ano + TR 
Itaú  A partir de 7,3% ao ano + TR 
Santander   A partir de 6,99% ao ano + TR 
Banco do Brasil  Entre 7,99% + TR até 8,45% + TR a depender do prazo do financiamento 
Bradesco  A partir de 7,3% ao ano + TR 

Fonte: Valor Investe 

Questionada sobre sua aplicação de juros, uma vez em que possui a menor cobrança nacional, a Caixa informou que não aplicou alterações, pois no período pré-pandemia sua linha de crédito já tinha sido atualizada.  

“O banco reforça que se baseia na associação de fatores mercadológicos e conjunturais em suas análises, considerando o contexto do atendimento aos clientes, dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito”. 

Já o Bradesco e Banco do Brasil não se pronunciaram a respeito, mas deverão manter tais números até o fim deste ano. Dessa forma, até o momento, são vistas como as instituições menos benéficas para solicitar o financiamento de imóveis. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.