INSS: Passo a passo para realizar prova de vida online no aplicativo

INSS dará início aos testes para a validação da nova prova de vida. A partir desta quinta-feira (20), o Instituto Social do Seguro Nacional estará convidando cerca de 500 mil brasileiros para participarem do período de avaliação de seu novo serviço digital. A atualização anual dos documentos passará a ser feita através de aparelhos eletrônicos, utilizando o reconhecimento facial como garantia.  

INSS: Passo a passo para realizar prova de vida online no aplicativo (Imagem: Google)
INSS: Passo a passo para realizar prova de vida online no aplicativo (Imagem: Google)

O convite da nova prova de vida será feito através de um e-mail. Para isso, o beneficiário deverá ter o aplicativo do INSS instalado em seu celular, que já está disponível na versão IOS e Android.

Além disso, o procedimento solicitará também os documentos como a CNH ou título de eleitor para comprovar a identidade do segurado.  

É válido ressaltar que, a atualização da prova de vida está suspensa até o dia 30 de setembro, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, quem não realizou o procedimento (de abril até setembro) não poderá ter o benefício cortado. 

Por fim, o instituto faz um alerta para as possíveis fraudes que virão acontecer. A recomendação é que só sejam respondidas mensagens dos meios de comunicação oficial do INSS.  

“Principalmente agora, no início, poderão surgir muitas mensagens pedindo para clicar em links que podem te direcionar para um aplicativo falso e que seja muito parecido com o verdadeiro”, explica o vice-presidente de produtos da empresa de apps de segurança FS Security, Marcus Garcia, responsável pelo novo projeto. 

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular 

O primeiro passo para a realização do procedimento é instalar o app Meu INSS no celular. Feito isso, o cidadão deverá acessar sua área individual, fornecendo seu e-mail e senha.

Para aqueles que ainda não estão cadastrados, basta preencher o formulário de aceitação repassando os dados solicitados. Depois, siga as seguintes etapas:  

Primeira etapa: ao receber o link do teste, abra o aplicativo Meu INSS se selecione a opção ‘prova de vida’. Feito isso, clique na função ‘iniciar a prova de vida’ que solicitará o download do app Meu Gov.br.  

Segunda etapa: Ao entrar com a conta do gov.br, escolha a opção ‘autorizações’ e na sequência autorize o procedimento. A etapa da validação será solicitada através do reconhecimento facial, que pode ser feito através dos dados da CNH ou do título de eleitor.  

Terceira etapa: Para concluir o procedimento, você terá que abrir a câmera frontal do aplicativo e aponta-la para seu resto. Ao tirar a foto, a ferramenta enviará uma mensagem informando a verificação da identidade.  

Por fim, basta voltar ao app Meu INSS e confirmar se a prova de vida foi concluída.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.