INSS: Passo a passo para realizar prova de vida online no aplicativo

INSS dará início aos testes para a validação da nova prova de vida. A partir desta quinta-feira (20), o Instituto Social do Seguro Nacional estará convidando cerca de 500 mil brasileiros para participarem do período de avaliação de seu novo serviço digital. A atualização anual dos documentos passará a ser feita através de aparelhos eletrônicos, utilizando o reconhecimento facial como garantia.  

publicidade
INSS: Passo a passo para realizar prova de vida online no aplicativo (Imagem: Google)
INSS: Passo a passo para realizar prova de vida online no aplicativo (Imagem: Google)

O convite da nova prova de vida será feito através de um e-mail. Para isso, o beneficiário deverá ter o aplicativo do INSS instalado em seu celular, que já está disponível na versão IOS e Android.

Além disso, o procedimento solicitará também os documentos como a CNH ou título de eleitor para comprovar a identidade do segurado.  

publicidade

É válido ressaltar que, a atualização da prova de vida está suspensa até o dia 30 de setembro, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, quem não realizou o procedimento (de abril até setembro) não poderá ter o benefício cortado. 

Por fim, o instituto faz um alerta para as possíveis fraudes que virão acontecer. A recomendação é que só sejam respondidas mensagens dos meios de comunicação oficial do INSS.  

“Principalmente agora, no início, poderão surgir muitas mensagens pedindo para clicar em links que podem te direcionar para um aplicativo falso e que seja muito parecido com o verdadeiro”, explica o vice-presidente de produtos da empresa de apps de segurança FS Security, Marcus Garcia, responsável pelo novo projeto. 

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular 

O primeiro passo para a realização do procedimento é instalar o app Meu INSS no celular. Feito isso, o cidadão deverá acessar sua área individual, fornecendo seu e-mail e senha.

Para aqueles que ainda não estão cadastrados, basta preencher o formulário de aceitação repassando os dados solicitados. Depois, siga as seguintes etapas:  

Primeira etapa: ao receber o link do teste, abra o aplicativo Meu INSS se selecione a opção ‘prova de vida’. Feito isso, clique na função ‘iniciar a prova de vida’ que solicitará o download do app Meu Gov.br.  

publicidade

Segunda etapa: Ao entrar com a conta do gov.br, escolha a opção ‘autorizações’ e na sequência autorize o procedimento. A etapa da validação será solicitada através do reconhecimento facial, que pode ser feito através dos dados da CNH ou do título de eleitor.  

Terceira etapa: Para concluir o procedimento, você terá que abrir a câmera frontal do aplicativo e aponta-la para seu resto. Ao tirar a foto, a ferramenta enviará uma mensagem informando a verificação da identidade.  

Por fim, basta voltar ao app Meu INSS e confirmar se a prova de vida foi concluída.  

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!