Jovem Aprendiz: Quais os benefícios do trabalhador nesta categoria?

O programa Jovem Aprendiz é a porta de entrada para muitos jovens que estão em busca de uma primeira vivência e experiência no mercado de trabalho. Além de aprender, o jovem tem direto a remuneração, férias e outros benefícios. Saiba tudo sobre o programa.

Jovem Aprendiz: Quais os benefícios do trabalhador nesta categoria?
Jovem Aprendiz: Quais os benefícios do trabalhador nesta categoria? (Imagem FDR)

O Programa

O Jovem Aprendiz é uma política pública que insere adolescentes no mercado de trabalho, recebendo uma remuneração e fazendo um curso de profissionalização em alguma área específica. Isto significa que o programa é uma mistura da educação com a prática no mercado de trabalho.

O programa é uma forma extremamente bem pensada de o adolescente conseguir o primeiro emprego e aprender uma nova profissão.

Como funciona o Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz foi criado com base na Lei da Aprendizagem, de abrangência nacional. Em seguida, dividido em dois pontos específicos: o primeiro é a parte do aprendizado em sala de aula, em que o jovem faz um curso de qualificação técnica em alguma instituição financiada pelo empregador.

Já a segunda parte é quando ele começa a praticar esse conhecimento em alguma empresa que contrate o Jovem Aprendiz.

O salário é pago mensalmente e engloba tanto as aulas como o trabalho. Ou seja, na época do curso, o Jovem Aprendiz também recebe, não é apenas quando ele já está na etapa do estágio em alguma empresa.

De forma geral, o Jovem Aprendiz recebe no máximo um salário-mínimo e trabalha nas horas que não prejudiquem seu rendimento escolar.

Salário e benefícios

Os aprendizes recebem um salário, vale-transporte, refeição, direito às férias, contribuição para INSS e FGTS.

Qual idade pode se inscrever?

Jovens a partir de 14 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou médio podem se inscrever nesta categoria.

É importante ficar ligado, pois é de responsabilidade do jovem ir atrás das vagas. Elas são disponibilizadas pelas próprias empresas e, geralmente, abrem essas vagas por apenas uma vez ao ano.

Idade máxima para participar

Existem dois tipos diferentes de programas do Jovem Aprendiz. O para adolescentes de 14 a 18 anos e o para jovens de 18 a 24 anos. Para os portadores de deficiência, não existe idade limite.

Vagas para Jovem Aprendiz

As vagas são distribuídas por diversas empresas ao redor do país. Existem alguns programas específicos espalhados por todo o Brasil, como é o caso dos Correios, Bradesco e Nestlé.

Por lei, obrigatoriamente todas as empresas que possuem mais de 5 funcionários com registro em carteira, devem reservar de 5% a 15% do seu quadro de contratações para jovens na categoria de aprendiz.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.