Governo de Minas Gerais prevê retorno das academias e clubes esportivos

Na última quinta-feira (13) o Secretário-adjunto da Saúde de Minas Gerais deu uma entrevista coletiva e afirmou que quarta-feira (19) as academias e clubes irão voltar a funcionar. Esse setor está fechado desde o início da pandemia do Covid-19 em março, e sua reabertura faz parte do programa Minas Consciente.

Governo de Minas Gerais fala sobre quando devem voltar às academias e clubes
Governo de Minas Gerais prevê retorno das academias e clubes esportivos (Imagem: Reprodução/Google)

O programa prevê a volta dos setores do comércio de forma gradual e controlada no estado para que o índice de contaminação do coronavírus não volte a subir.

Marcelo Cabral, Secretário-adjunto da Saúde de Minas Gerais, declarou na coletiva de imprensa que o Estado está estudando critérios para serem atendidos como medida de segurança para que seja realizada a retomada de academias e clubes.

Porém, o secretário deixa claro que mesmo com as medidas atendidas pelo local é importante a população colaborar.

As academias e clubes estão entre os setores com mais dificuldades para voltar o seu funcionamento, pois são ambientes fechados em que há muito contato e troca dos aparelhos.

Porém, com o pronunciamento de Cabral as empresas começam a ver uma possível chance de ter seus rendimentos reativados, mesmo que seja necessário atender diversas regras de higienização e com a redução de clientes.

O Minas Consciente foi o grupo composto pelas Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, da Fazenda, Secretaria Geral, Secretaria de Governo e Consultoria Técnica-Legislativa para decidir e orientar as propostas de flexibilização do isolamento social aderido no início da pandemia pelo Brasil.

Essa estratégia está sendo realizada por todos os estados, de acordo com cada realidade, para que a volta dos setores econômicos aconteça da melhor maneira possível.

O Estado não informou em qual fase os clubes e as academias estão enquadradas, porém o Minas Consciente possui três fases:

  • Onda vermelha – 1ª fase (serviços essenciais);
  • Onda amarela – 2ª fase (serviços não essenciais);
  • Onda verde – 3ª fase (Serviços não essenciais com alto risco de contágio).

De acordo com o que é visto nos demais estados, os ambientes que possuem maior liberação de fluidos e/ou uma grande movimentação de pessoas o índice de contaminação aumenta, por isso, esse setor deve estar incluso na terceira fase.

O secretário pede que a população de Minas Gerais continue utilizando máscaras, mantendo o máximo possível de afastamento e usem o álcool em gel, sempre se preocupando com os cuidados com a higiene.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.