Minas Gerais pode adotar lockdown nos próximos dias após novo pico do Covid-19

Neste sábado (20), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que o estado está sob risco de decretar lockdown em parte do seu território, pois os números de combate ao coronavírus não estão satisfatórios.

Minas Gerais pode adotar lockdown nos próximos dias após novo pico do Covid-19
Minas Gerais pode adotar lockdown nos próximos dias após novo pico do Covid-19 (Foto:Google)

O lockdown é o fechamento total das atividades não essenciais, que foram adotadas nesse período de pandemia para evitar que o novo coronavírus se espalhe ainda mais pela população.

Essa ideia de tomar medidas drásticas, pode incluir o fechamento total de algumas regiões. Isso foi admitido pelo governo depois de 90 dias avaliando a positiva que o governador deu em relação ao controle da doença no estado, no dia 27 de março.

No sábado, o estado bateu recorde de mortes pelo coronavírus, foram 36 em um único dia. 

Sendo assim, agora, o total de casos é de 27.305, 1.253 a mais que o balanço de anteontem e o número de óbitos são 636. De acordo com o governador, esses números ficaram muito acima do esperado. 

No período entre as duas declarações realizadas por Zema, foram colocados em prática planos de reabertura de setores da economia por parte do estado e também, por decisão das cidades como Belo Horizonte e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, as duas maiores de Minas.

Na estratégia de retorno por parte do governo e dos municípios, foram vistos recuos e paralisação da reabertura, por causa do aumento no número de casos da Covid-19 e elevação nos níveis de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de enfermagem destinados ao tratamento de infectados.

Em 27 de março, o governador havia dito que os números apresentados eram satisfatórios e que seria possível liberar atividades em algumas regiões do Estado, porque a doença havia se espalhado de forma desigual por Minas e que não era justo que todas as cidades recebessem o mesmo tratamento. Neste período, o estado tinha 189 casos e investigava 28 possíveis mortes pela doença.

Já na semana passada, o governador de Minas Gerais disse que mesmo com as medidas tomadas pelo estado o número de infectados pelo coronavírus vem aumentando e se continuar assim em um mês o sistema de saúde entraria em colapso.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Minas Gerais pode adotar lockdown nos próximos dias após novo pico do Covid-19

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA