O Banco do Brasil está prestes a lançar seu novo concurso público com a finalidade de atrair jovens profissionais que sonham em trilhar uma carreira em diferentes áreas da tecnologia.
A ideia é nova na instituição e se liga a outros movimentos que estão acontecendo de preparação para a transformação digital do setor financeiro, com o aumento da participação das fintechs e a chegada de gigantes do TI, as chamadas Big techs.
O edital deste concurso público do Banco do Brasil tem previsão de ser lançado ainda no terceiro trimestre deste ano.
Ao todo, serão 120 vagas e o banco tem a intenção de preencher todas até o final de 2020, o que vai acirrar ainda mais a disputa por profissionais da área de TI.
Devido a orientações de isolamento como forma de conter o coronavírus e o Home office mandatório, a oferta de oportunidades para esta área aumentou bastante.
A pouquíssimo tempo atrás, o Santander Brasil e o Itaú Unibanco, além do Magalu e Ambev saíram em busca de novos talentos.
“A demanda por desenvolvedores, que já era alta antes da pandemia, vem aumentando consideravelmente”, diz o sócio da consultoria de recursos humanos Exec, Marcus Giorgi.
“Os setores que mais têm demandado esses profissionais são os de varejo, serviços financeiros, incluindo bancos, e o de saúde como um todo.”
Profissionais de TI são o foco do concurso do Banco do Brasil
Esta grande procura por profissionais da área ajudam a aumentar a falta de mão de obra especializada em TI. Por ano, o Brasil forma entre 40 mil e 50 mil desenvolvedores, segundo o que estimam os especialistas.
Além deste número não ser suficiente para dar conta da demanda das empresas, coloca o Brasil numa posição muito aquém na formação de talentos de TI.
Para efeito de comparação, nos EUA, são formados por ano, cerca de 600 mil novos profissionais. A China dispara com um milhão de novos profissionais da área por ano.
A princípio, o BB quer atrair jovens talentos para vagas em diferentes áreas como analytics, inteligência artificial, desenvolvimento de software e aplicativos (apps), entre outras.
Será realizada uma prova com conteúdo exclusivamente tecnológico. Ela está sendo preparada para o concurso que terá abrangência nacional.
Os 120 selecionados devem passar por uma imersão tecnológica no BB. Para chamar a atenção dos geeks, os antigos nerds, o BB vai ofertar um salário inicial de cerca de R$ 3,8 mil, somando benefícios e vai os monitorar de perto.