Petrobras vai aumentar valor da gasolina e diesel a partir de hoje (13)

Brasileiros terão que pagar ainda mais caro para ter acesso aos combustíveis. A partir desta quinta-feira (13), os preços do diesel e da gasolina serão reajustados em 2% e 4%. Os números foram informados pela Petrobras, sob a justificativa de retomada econômica para o setor. De acordo com o informe, o acréscimo será aplicado apenas nas refinarias, mas deverá alterar o valor final repassado pelos postos de gasolina.  

Petrobras vai aumentar valor da gasolina e diesel a partir de hoje (13) (Imagem: Google)

Com a pandemia do novo coronavírus, o setor de combustível passou por um período de instabilidade e crise. No entanto, ao longo das últimas semanas vem retomando seu ritmo, resultando no sexto aumento consecutivo de alta no valor da gasolina e do diesel.

nove semanas seguidas os produtos vêm tendo seus preços alterados, o que significa um peso a mais no bolso do consumidor.  

Mediante as alterações, o diesel será vendido nas refinarias por um preço médio de aproximadamente R$ 1,7336 por litro, sendo o maior aplicado desde o mês de março, quando o produto foi afetado pelas medidas de isolamento da pandemia. Já a gasolina, passará a ser comercializada por R$ 1,7213 por litro. 

Somando todas as alterações realizadas desde o começo do ano, o diesel ainda registra uma queda de 26% e a gasolina de 10%, em comparação aos preços aplicados até dezembro de 2019.  

Consumo da gasolina retoma seu ritmo 

Pós um período intenso de isolamento social e paralisação das principais atividades comerciais, o consumo dos combustíveis está voltando a subir em todo o território nacional.

De acordo com a Raízen Combustíveis, braço do grupo Cosan, somente nessa semana o setor deverá recuperar todo o desempenho do segundo semestre. Ou seja, ficará alinhado aos números aplicados antes da crise da pandemia.  

Ao divulgar as informações, a BR Distribuidora afirmou que “continua a observar uma gradual recuperação dos volumes vendidos, o que tem acompanhado a contínua retomada da circulação de pessoas”.  

Reforçando os números, uma pesquisa da associação NTC&Logística mostra que, até o fim de julho, a demanda dos transportes rodoviários de cargas no Brasil já apresentava um desempenho superior ao mês de março, mesmo ainda sob medidas de isolamento social. 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.