Petrobras vai aumentar valor da gasolina e diesel a partir de hoje (13)

Brasileiros terão que pagar ainda mais caro para ter acesso aos combustíveis. A partir desta quinta-feira (13), os preços do diesel e da gasolina serão reajustados em 2% e 4%. Os números foram informados pela Petrobras, sob a justificativa de retomada econômica para o setor. De acordo com o informe, o acréscimo será aplicado apenas nas refinarias, mas deverá alterar o valor final repassado pelos postos de gasolina.  

Petrobras vai aumentar valor da gasolina e diesel a partir de hoje (13) (Imagem: Google)

Com a pandemia do novo coronavírus, o setor de combustível passou por um período de instabilidade e crise. No entanto, ao longo das últimas semanas vem retomando seu ritmo, resultando no sexto aumento consecutivo de alta no valor da gasolina e do diesel.

nove semanas seguidas os produtos vêm tendo seus preços alterados, o que significa um peso a mais no bolso do consumidor.  

Mediante as alterações, o diesel será vendido nas refinarias por um preço médio de aproximadamente R$ 1,7336 por litro, sendo o maior aplicado desde o mês de março, quando o produto foi afetado pelas medidas de isolamento da pandemia. Já a gasolina, passará a ser comercializada por R$ 1,7213 por litro. 

Somando todas as alterações realizadas desde o começo do ano, o diesel ainda registra uma queda de 26% e a gasolina de 10%, em comparação aos preços aplicados até dezembro de 2019.  

Consumo da gasolina retoma seu ritmo 

Pós um período intenso de isolamento social e paralisação das principais atividades comerciais, o consumo dos combustíveis está voltando a subir em todo o território nacional.

De acordo com a Raízen Combustíveis, braço do grupo Cosan, somente nessa semana o setor deverá recuperar todo o desempenho do segundo semestre. Ou seja, ficará alinhado aos números aplicados antes da crise da pandemia.  

Ao divulgar as informações, a BR Distribuidora afirmou que “continua a observar uma gradual recuperação dos volumes vendidos, o que tem acompanhado a contínua retomada da circulação de pessoas”.  

Reforçando os números, uma pesquisa da associação NTC&Logística mostra que, até o fim de julho, a demanda dos transportes rodoviários de cargas no Brasil já apresentava um desempenho superior ao mês de março, mesmo ainda sob medidas de isolamento social. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.