Gasolina mais cara e com mais eficácia passa a valer hoje (3) no Brasil; veja os impactos

Nova gasolina começa a entrar em circulação. A partir desta segunda-feira (03), os postos de combustíveis passarão a vender uma versão atualizada. O produto foi desenvolvido ao longo das últimas semanas e tem como propósito garantir uma maior durabilidade para os consumidores. Entretanto, seu preço de venda ficará mais elevado do que o valor atual, de aproximadamente R$ 4,70 por litro.   

Auxílio emergencial marca recorde na diminuição do índice de pobreza no Brasil
Gasolina mais cara e com mais eficácia passa a valer hoje (3) no Brasil; veja os impactos (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com a Petrobras, as alterações da gasolina foram destinadas para o produto na categoria tipo C (comum) e premium (utilizada em carros esportivos). 

Desse modo, a aplicação para esse grupo irá se tornar mais cara. No entanto, a estatal garante que a longo prazo apresentará um melhor custo benefício.   

O que mudou na gasolina? 

Agora, o produto passa a contar com uma exigência de massa específica mínima. Isso significa dizer que, a densidade e volume do petróleo ficará mais elevado. Para a gasolina comum, o peso mínimo passou a ser de 715 gramas por litro. Até então esse indicador não existia.  

Everton Lopes, mentor de tecnologia em energia da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), explica que, “quando a massa específica é muito baixa, há menor conteúdo energético por litro, então o consumo aumenta”. 

Outro ponto também alterado é no método de contagem da octanagem. Ou seja, quando misturada com o ar, seu risco de explosão foi reduzido.

Tínhamos um padrão parecido com o dos EUA. Medíamos o IAD (índice antidetonante), que é a média entre MON e RON”, garantiu Alex Rodrigues Medeiros, especialista em regulação da ANP. 

Economia por veículo 

Os especialistas alegam ainda que todos os veículos desse grupo passarão a sentir uma redução de seu consumo. De acordo com os estudos realizados até o momento, haverá uma variação de 3% a 6%. 

“Devemos observar uma menor ocorrência de batida de pino ou ignição precoce. Antes, existiam gasolinas leves, voláteis. Quando adicionava o etanol, se tinha um produto com pouca energia, com poucas substâncias que proporcionam a energia necessária no motor”, explicou Medeiros.  

Por fim, do que diz respeito ao custo do abastecimento, este de fato se tornará mais caroA expectativa é que já no mês de agosto o combustível seja reajustado mediante as suas novas especificações. O valor final para o consumidor depende das taxas e correções aplicadas pelos proprietários dos postos. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.