Pernambuco prorroga prazo para retorno da volta às aulas em todo estado

Aulas em Pernambuco permanecessem suspensas. O governo do estado informou que estará prorrogando, até o dia 15 de agosto, a realização das atividades presenciais nos centros de ensino. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação e Esportes, está sendo estruturado um plano de retomada que deverá ser aplicado para o ensino básico e superior da rede pública e privada. O projeto deverá ser publicado em breve.   

Pernambuco prorroga prazo para retorno da volta às aulas em todo estado (Imagem: Google)

Mediante a pandemia do novo coronavírus, os estudantes de Pernambuco permanecerão realizando suas atividades por acesso remoto.

Na rede pública, o governo instaurou a plataforma Educa-PE, onde os matriculados podem ter acesso as apostilas de estudos e aulas gravadas. Além disso, também estão sendo feitas transmissões educacionais pela TV aberta.  

Já na rede privada, cada instituição está definindo o modo de ensino. De modo geral, os alunos estão assistindo aula e postando suas atividades pela plataforma Google Meet, administrada pelo Google. Os professores devem cumprir o horário de aula, dando o conteúdo previsto para as salas físicas, nas plataformas digitais.  

É válido ressaltar que os centros de ensino estão com as portas fechadas desde o dia 18 de março, quando começou a ser aplicado o plano de isolamento social para a contenção do covid-19.

No último dia 15, o governo já tinha informado que estaria elaborando uma estratégia para as escolas, faculdades, universidades e cursos livres reabrirem. Entre as medidas de segurança, será preciso aplicar ações de distanciamento social, proteção e prevenção, uso obrigatório de máscaras e aferição da temperatura.  

“Alguns conteúdos que a gente não consiga avançar em 2020 poderão ser objeto de trabalho, de olhar diferenciado, em 2021. O tempo que vai ser necessário para a conclusão do ano letivo está diretamente relacionado à data de retomada. Se necessário, vamos avaliar a necessidade de ampliar até janeiro, fevereiro”, disse o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio.  

O gestor explicou ainda que, mesmo com as medidas de segurança, os pais que desejarem manter os alunos da rede privada com as atividades remotas terão esse direito.  

“Considerando a diversidade das curvas epidemiológicas em Pernambuco, admite-se que o cronograma de reabertura possa ser regionalizado e híbrido, com aulas presenciais e online, de acordo com a situação epidemiológica do município ou da microrregião do estado. Em respeito à posição de cada família, os estudantes poderão permanecer no sistema remoto, se assim desejarem”, completou. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.