Cinemas do Rio de Janeiro serão reabertos este mês; confira protocolo sanitário

A cidade do Rio de Janeiro deu início a flexibilização dos comércios, fechados em março devido à pandemia do Covid-19. Agora é vez da reabertura dos cinemas do Rio de Janeiro, mesmo indo contra aos infectologistas que não concordam com a decisão tomada pelo prefeito e sua equipe.

Cinemas do Rio de Janeiro serão reabertos este mês; confira protocolo sanitário
Cinemas do Rio de Janeiro serão reabertos este mês; confira protocolo sanitário (Imagem: Reprodução/Google)

O setor de cinemas apresentou um plano de segurança para que fosse aceito a reabertura a partir do dia 27 de agosto. O Rio de Janeiro está na fase seis da flexibilização e, segundo a Secretaria de Cultura do RJ, é esperado que a retomada dos cinemas aconteça na capital e em algumas regiões do estado de acordo com a taxa de contaminação.

A fase seis do plano de segurança do Rio de Janeiro prevê a reabertura e funcionamento de espaços fechados, desde que seja capaz de seguir as medidas solicitadas, como higienização do espaço, o uso de máscaras e não haver aglomeração de pessoas.

Por esse motivo, os cinemas precisarão higienizar as salas antes e depois de cada sessão, os clientes e funcionários precisam usar máscara e haverá o incentivo para a compra de ingressões online, para assim, evitar aglomeração de pessoas e a formação de filas.

A Sociedade Brasileira de Infectologia expressou receio com a volta do funcionamento das salas de cinema no estado do Rio de Janeiro, eles afirmam que é uma decisão precipitada e que isso pode ter resultados ruins no contagio do coronavírus.

Porém, o diretor do Sindicato de Empresas Exibidoras Cinematográficas do estado afirma que os cinemas estão preparados para receber dos espectadores de forma segura, dentro do que foi solicitado pelo governo do Rio de Janeiro, de acordo com o Plano de segurança.

O prefeito da capital, Marcelo Crivella, esteve em reunião com trabalhadores do setor para apresentar e discutir as medidas de segurança sugerida pelo estado. Segundo o prefeito, as salas e as recomendações estão asseguradas e de acordo com o que é solicitado pelo município e estado.

Os teatros não entrarão nessa fase de reabertura devido ao uso do espaço para ensaios, por isso levará um pouco mais de tempo para voltar o seu funcionamento. Porém, a Associação dos produtores de Teatro acredita que muitas casas nem conseguirão voltar por falta de recurso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.