Através da Secretaria Municipal de Fazenda, a Prefeitura do Rio está possibilitando que as cotas vencidas e a vencer do IPTU 2020 e da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL), sejam parceladas.
Os contribuintes que possuem débitos ou cotas em aberto referentes as cobranças deste ano, podem pedir o parcelamento em até cinco vezes com vencimentos entre agosto e dezembro, sem incidência de juro ou mora.
A Secretária Municipal da Fazenda, Rosemary Macedo, diz que o parcelamento do débito é uma oportunidade para que o contribuinte fique em dia com o município em meio a este complicado momento de pandemia.
“Quem não aderiu ao pagamento incentivado que oferecemos em maio, com desconto de 20% no valor devido do IPTU, quando pago à vista, pode optar por esse parcelamento e garantir a quitação sem acréscimos de juros”, disse.
Como solicitar o parcelamento do IPTU 2020?
Para pedir o parcelamento do seu débito é necessário entrar no portal Carioca Digital ou enviar um e-mail para iptu_requerimentos@smf.rio.rj.gov.br. A consulta para saber quais documentos serão pedidos para o procedimento pode ser feita no site da Fazenda.
Depois de gerar a nova guia com o benefício, os boletos para pagamento das parcelas podem ser emitidos na página do IPTU, na opção “IPTU 2° via de boleto (DARM) do pagamento incentivado de 2020 ou de parcelamento”.
Prazo para pedir o parlamento
Para solicitar o parcelamento do IPTU 2020 é importante se atentar as datas. No portal Carioca Digital, o contribuinte pode pedir o benefício até o dia 30/08. Já o pedido de parcelamento via e-mail termina no dia 21/08.
Essas foram as formas que o governo municipal encontrou de minimizar os efeitos econômicos causados com a pandemia do novo coronavírus. Toda a verba recolhida com o IPTU é usada para manter os serviços públicos da cidade.
Logo, a falta de pagamento do imposto desfalca os cofres municipais e os investimentos em saúde, educação, transporte, segurança e etc.