Atrasados do IPTU 2020 no Rio de Janeiro poderão ser parcelados sem multa

Através da Secretaria Municipal de Fazenda, a Prefeitura do Rio está possibilitando que as cotas vencidas e a vencer do IPTU 2020 e da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL), sejam parceladas.

Atrasados do IPTU 2020 no Rio de Janeiro poderão ser pagos parcelados e sem multas
Atrasados do IPTU 2020 no Rio de Janeiro poderão ser parcelados sem multas (Imagem FDR)

Os contribuintes que possuem débitos ou cotas em aberto referentes as cobranças deste ano, podem pedir o parcelamento em até cinco vezes com vencimentos entre agosto e dezembro, sem incidência de juro ou mora.

A Secretária Municipal da Fazenda, Rosemary Macedo, diz que o parcelamento do débito é uma oportunidade para que o contribuinte fique em dia com o município em meio a este complicado momento de pandemia.

“Quem não aderiu ao pagamento incentivado que oferecemos em maio, com desconto de 20% no valor devido do IPTU, quando pago à vista, pode optar por esse parcelamento e garantir a quitação sem acréscimos de juros”, disse.

Como solicitar o parcelamento do IPTU 2020?

Para pedir o parcelamento do seu débito é necessário entrar no portal Carioca Digital ou enviar um e-mail para [email protected]. A consulta para saber quais documentos serão pedidos para o procedimento pode ser feita no site da Fazenda.

Depois de gerar a nova guia com o benefício, os boletos para pagamento das parcelas podem ser emitidos na página do IPTU, na opção “IPTU 2° via de boleto (DARM) do pagamento incentivado de 2020 ou de parcelamento”.

Prazo para pedir o parlamento

Para solicitar o parcelamento do IPTU 2020 é importante se atentar as datas. No portal Carioca Digital, o contribuinte pode pedir o benefício até o dia 30/08. Já o pedido de parcelamento via e-mail termina no dia 21/08.

Essas foram as formas que o governo municipal encontrou de minimizar os efeitos econômicos causados com a pandemia do novo coronavírus. Toda a verba recolhida com o IPTU é usada para manter os serviços públicos da cidade.

Logo, a falta de pagamento do imposto desfalca os cofres municipais e os investimentos em saúde, educação, transporte, segurança e etc.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.