João Pessoa cria complexo educacional oferecendo ensino por período integral

O Centro de Educação Integrada (CEI) foi inaugurado em João Pessoa, na quarta-feira (5). O complexo educacional ampliará o ensino integral para estudantes da rede municipal de ensino de oito escolas de Mangabeira e Cidade Verde. O projeto vai oferecer esporte, cultura, lazer e cursos auxiliares aos alunos, no turno oposto das aulas regulares.

João Pessoa cria complexo educacional oferecendo ensino por período integral
João Pessoa cria complexo educacional oferecendo ensino por período integral (Imagem: Lima Júnior / PMJP)

A inauguração fez parte das comemorações de 435 anos da capital da Paraíba. De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, o complexo institucional vai elevar o índice de estudantes com ensino em tempo integral a 40%. 

Eles estarão o dia todo ocupados com atividades educacionais, de tal forma que alunos matriculados nas escolas no turno matutino terão acesso ao CEI à tarde. Enquanto para os que estudam à tarde, o complexo estará disponível pela manhã.

No final da manhã, ao acabar as aulas nas escolas, os ônibus pegam os alunos e trazem para o CEI, onde eles almoçarão e, em seguida, passarão por uma série de atividades. Quem estuda a tarde, inicia o dia no CEI, e após almoçar, é levado pelos ônibus escolares para suas escolas”, explicou Luciano Cartaxo.

Estrutura do complexo educacional

O objetivo do complexo é ofertar uma melhor preparação das crianças, possibilitando um futuro mais promissor e com mais oportunidades. Além disso, faz parte da mudança no padrão de qualidade do ensino ofertado na rede municipal, que a atual gestão está buscando desde 2013.

Serão ofertadas mais de 30 oficinas em diversas áreas, que ocorrerão diariamente e simultaneamente. O complexo possui salas temáticas para estudos de idiomas, como português, inglês e espanhol, matemática, literatura e artes. 

A estrutura também conta com biblioteca, auditório, telecentro, salas de corpo e movimento, dança, música, robótica e multimídia. Os alunos terão acesso a uma horta, salas de educação ambiental e de práticas ecoalternativas, ginásio poliesportivo e campo society.

Ademais, o CEI possui refeitório, cozinha industrial, playground, área de atividades lúdicas, Academia da Terceira Idade (ATI). Além de um bloco administrativo.

O CEI está localizado no Cidade Verde, entre as ruas José Marcone Ramos da Silva e Irene Maria de Lira. O projeto é considerado inédito no Estado e foi orçado em R$ 12,8 milhões.