João Pessoa dá início a terceira fase de flexibilização da economia hoje (13)

Nesta segunda-feira (13), a cidade de João Pessoa começa a terceira fase da flexibilização das atividades econômicas. A capital da Paraíba começa com a reabertura das lojas de shoppings, liberação das praças e da orla para a realização de atividades físicas individuais.

João Pessoa dá início a terceira fase de flexibilização da economia hoje (13)
João Pessoa dá início a terceira fase de flexibilização da economia hoje (13) (Foto:Google)

O comércio varejista tanto do Centro quanto do bairro, vai retomar as suas atividades com horário diferenciado, podendo funcionar das 9 horas até as 15 horas, para evitar as aglomerações no horário de pico.

Essa liberação deve seguir as seguintes normas:

  • O atendimento deve ser feito apenas de pessoas com máscaras;
  • Limitação de uma pessoa a cada 10m²;
  • Disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos.

Já os shoppings vão poder abrir em um horário diferente do comércio varejista, as lojas podem funcionar apenas das 12 horas até as 20 horas.

O atendimento será feito apenas para as pessoas com máscara, com limitação de uma pessoa a cada 10m², disponibilização de álcool em gel e a medição da temperatura dos clientes na entrada do estabelecimento.

Além disso, a prefeitura de João Pessoa determina que sejam retirados os móveis, como bancos, sofás e poltronas do estabelecimentos. 

As praças de alimentação seguem fechadas, o funcionamento será realizado apenas por delivery ou drive thru. Assim como os cinemas e academias que permanecem sem funcionamento.

Os treinos de atletas profissionais, já estavam liberados desde a segunda fase de flexibilização. Nessa terceira fase vão ser permitidos os jogos profissionais, mas sem torcida.

A orla de João Pessoa vai começar a ser liberada para que os cidadãos possam praticar atividades físicas, no horário das 5 horas até as 8 horas, neste período a via estará fechada para os carros. 

A ciclovia estará liberada no mesmo horário e os dois locais ficam disponíveis para caminhadas e outras atividades no final de tarde e início de noite. 

De acordo com o prefeito, as atividades coletivas como jogos, vôlei e outros esportes seguem proibidos.

Nas praças, mesmo sendo reabertas, é proibido que sejam realizadas atividades de lazer ou atividades culturais.

Os profissionais de educação física também estão liberados para orientar atividades individuais nestes espaços públicos abertos, mas as academias seguem fechadas. Para evitar aglomerações, os parques da Lagoa e a Bica não foram reabertos. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!