João Pessoa inicia retomada do transporte público com maior número de passageiros

Moradores de João Pessoa devem ficar atentos as modificações no transporte público. Mediante a crise do novo coronavírus, a gestão municipal decretou a diminuição temporária na frota dos veículos para evitar a contaminações. No entanto, dando início ao processo de flexibilização das normas de isolamento, a Semob informou que os veículos voltarão a funcionar com 60% da capacidade total. 

João Pessoa inicia retomada do transporte público com maior número de passageiros (Imagem: Reprodução - Google)
João Pessoa inicia retomada do transporte público com maior número de passageiros (Imagem: Reprodução – Google)

A determinação está valendo desde essa segunda-feira (06) e contará com regras específicas. Para que fosse aumentado o número de ônibus, a gestão de João Pessoa definiu um horário de circulação especial, sendo de segunda a sábado, das 6h às 19h. 

Ao todo, serão 250 transportes disponíveis, recebendo apenas 45% da lotação máxima de passageiros.  

A divisão por linhas foi determinada em 40 rotas, sendo 11 delas modificadas para atender ao novo decreto. Confira: 

Veja as linhas de ônibus que voltam a circular em João Pessoa 

Linhas sem reajuste no itinerário  Linhas com reajuste no itinerário 
102  103 
104  107 
105  116 
110  202 
115  207 
118  510 
120  521 
204  1500 
301  3507 
302  5100 
401  5307 
54   
506   
507   
509   
601   
602   
604   
701   
1001   
1510   
2300   
3200   
3510   
5110   
5120   
5310   
I001   
I008   

Fonte: Semob-JP 

Medidas de segurança 

Para poder circularem nos veículos, os passageiros precisarão seguir uma série de regras de higiene. Todos deverão utilizar, obrigatoriamente, as máscaras de proteção. Além disso, será preciso respeitar o distanciamento social determinado entre as cadeiras.  

De acordo com a prefeitura, o coletivo permitirá 50 cidadãos sentados e 12 em pé. No último caso, haverá marcação no chão sinalizando onde o indivíduo deverá se posicionar.

Cada espaço contém um metro de distanciamento e ao todo serão permitidas 63 pessoas, contando com o motorista que também deverá estar equipado.  

As determinações estão sendo fiscalizadas pela Prefeitura de João Pessoa e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana e podem ser modificadas mediante o registro do número de contaminações.  

Informes nas linhas de ônibus  

Outra alteração também aplicada foi a indicação das linhas no para-brisas. A partir de agora, haverá informes sinalizando se o ônibus está passando na Lagoa ou no Centro, de modo que evite a descida de todos apenas no Terminal de Integração, no Varadouro.  

O tempo das integrações também foi amplificado, ficando de 40 para 80 minutos e pode ser realizado em qualquer ponto. Para os profissionais de saúde, não haverá mais linhas exclusivas, exceto nos domingos. No caso da circulação entre finais de semana e feriados, estas seguem paralisadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.