Empresas do Simples Nacional contarão com 70% de desconto na negociação de dívidas

Pequenos e médio negócios ganham novo auxílio do governo. Nessa quarta-feira (05), o presidente Jair Bolsonaro aprovou um projeto de lei que tem como finalidade permitir que empresas inscritas no Simples Nacional possam realizar uma renegociação de suas dívidas. De acordo com o texto, os débitos poderão obter um desconto de até 70% em um prazo de pagamento dotal de cerca de 145 meses

Empresas do Simples Nacional contarão com 70% de desconto na negociação de dívidas (Imagem: Reprodução - Google)
Empresas do Simples Nacional contarão com 70% de desconto na negociação de dívidas (Imagem: Reprodução – Google)

A sanção foi apresentada pelo presidente em transmissão ao vivo e passará a entrar em vigor imediatamente.

De acordo com o texto do projeto, os proprietários de pequenas e médias empresas passarão a ser segurados pela Lei do Contribuinte Legal. Validada em abril, a medida concede uma série de incentivos de renegociação de dívidas tributárias em parceria com a União.

Segundo Bolsonaro, a decisão tem como finalidade reduzir o número de desemprego e minimizar os impactos da crise gerada pelo novo coronavírus 

— Nós estamos fechando, basicamente, o leque de atendimento para a manutenção de emprego no Brasil — disse o presidente, ao sancionar o projeto.  

Entrada de novas empresas pelo Simples Nacional 

Outra medida também adotada foi a adesão de novos CNPJs no Simples Nacional. O sistema é desenvolvido exclusivamente para contemplar pequenas e médias empresas mediante a uma cobrança unificada de impostos. Ao todo, são tarifados oito tributos de caráter obrigatório para essa categoria.  

O prazo de aceitação das novas empresas é de até 180 dias, contabilizados a partir da abertura de cada uma delas. Segundo Bolsonaro, ao se filiarem ao projeto federal, os empresários poderão contar com maiores auxílios fiscais durante esse período de instabilidade financeira.  

Participação de demais representantes políticos 

Ao anunciar o projeto, o chefe de estado contou também com a presença do autor da proposta, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), e dos relatores na relatores na Câmara, deputado Gustinho Ribeiro (Solidariedade-SEe no Senado, senador Jorginho Mello (PL-SC). 

— As micro e pequenas empresas agora vão poder se beneficiar da medida do Contribuinte Legal, o parcelamento dos seus débitos com o governo — pontuou Bertaiolli. 

Já Jorginho Mello, garantiu que o projeto apresentará uma eficácia maior que o Refis, antigo programa de refinanciamento de dívidas.  

— Essa transação tributária vai dar condições a eles de fazer uma negociação combinada com o governo, sem aquela história de “isenta tudo”, como é o Refis. Isso não é um Refis. Isso é inteligente, é muito melhor. Agora toda e qualquer transação tributária que o governo resolver fazer, o micro está enquadrado. E isso é um ganho extraordinário. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.