Conta de luz veio muito cara? Veja como pedir revisão e parcelamento do valor

Isolamento social faz com que as contas de energia fiquem mais caras e trabalhador começa a sentir no bolso. Se você teve sua conta de luz reajustada mediante a pandemia do novo coronavírus, fique atento aos novos valores. Mesmo com as correções feitas pelas distribuidoras, o processo de contabilização de consumo foi alterado e poderá resultar em um gasto não condizente com sua realidade.  

Conta de luz veio muito cara? Veja como pedir revisão e parcelamento do valor (Imagem: Reprodução – Google)

Com a necessidade do isolamento social, a grande maioria das distribuidoras passaram a fazer a contabilidade mensal levando em consideração uma média de consumo dos últimos 12 meses. 

Para isso, a empresa soma todo o gasto elétrico e tira uma estimativa do que o cidadão poderia ter gasto nos últimos 30 dias. Desse modo a conta de luz mensal é finalizada.  

Normalmente, o valor é condizente com a quantidade de energia consumida, mas pode ser alterado mediante mudanças de comportamentos e demais detalhes da casa do cidadão.

Para poder rever sua parcela, você pode fazer o próprio cálculo mensal e envia-lo para a sua distribuidora.  

Como refazer os cálculos da conta de luz  

Basta realizar o seu próprio monitoramento do contator. No primeiro dia letivo de validade de sua conta, vá até o registro e tome nota dos números apresentados naquele momento. Guarde o papel e se possível fotografe a caixa registradora. Passados os trintas dias, volte até o quadro de energia e registre o consumo final.  

Com a média, você pode dividir de acordo com as tarifas presentes na sua conta e assim conferir o se os valores são equivalentes. Caso apresente uma desigualdade, será preciso ir até a agência de energia da sua região para apresentar as informações obtidas.  

Outra possibilidade também é enviar o registro mensal por meio dos portais eletrônicos das distribuidoras. Há regiões que desenvolveram aplicativos para que esse monitoramento seja realizado. Confira na sua cidade se há uma ferramenta disponível.  

Renegociação das parcelas 

Estando inadimplente, você precisará ir até a sede da distribuidora para renegociar os valores. Fique atento há alguns pontos: o governo federal proibiu cortes de energia durante feriados e finais de semana.

Nesse caso, se você tiver seu fornecimento paralisado sem aviso prévio, pode recorrer na justiça para sanar a dívida. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.