Governo anuncia a ‘Semana Brasil’ uma Black Friday em setembro

Governo Federal divulga um novo Black Friday para impulsionar o comércio. Mesmo em uma realidade de pandemia, a gestão pública segue decidida em fomentar a econômica federal para minimizar os impactos da crise gerada pelo novo coronavírus. Desse modo, a Secretaria Especial de Comunicação Social informou que estará lançando uma nova edição da Semana Brasil.  

Governo anuncia a 'Semana Brasil' uma Black Friday em setembro
Governo anuncia a ‘Semana Brasil’ uma Black Friday em setembro (Imagem: Reprodução – Google)

Trata-se de um evento varejista que oferece uma série de descontos. Semana Brasil está marcada para acontecer entre os dias 3 e 13 de setembro.

Nela, os comerciantes poderão aplicar descontos em seus produtos para incentivar o consumo dos mesmos. O modelo é similar a Black Friday, realizada anualmente no mês de novembro, mas virou alvo de crítica de especialistas e sanitaristas por ofertar risco de contaminação do codiv-19.  

Com o país registrando cerca de 96 mil mortes pela doença, a decisão de aplicar um evento de tamanha magnitude, incentivando a população a sair de casa, tem sido visto como um risco de saúde pública.

No entanto, o governo defende que o projeto tem como objetivo “unir todo o comércio e varejo do país para celebrar a retomada, com segurança, da economia e dos empregos”, segundo nota divulgada pelo órgão. 

Mediante as críticas, a assessoria do órgão rebate garantindo que o momento é de estabilização da pandemia e que por isso a Semana Brasil deverá ser realizada.

Trata-se de uma decisão que deseja ofertar oportunidades para o varejo, tendo em vista o período de crise enfrentando nos últimos meses.  

“Semana é alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade; e será a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio. Com ofertas especiais oferecidas durante o período do evento, espera-se iniciar uma retomada robusta da economia nacional”, disse a nota. 

Medidas de segurança na semana Brasil 

Para evitar os riscos de contaminação, a Secom reforçou que serão aplicadas uma série de medidas de segurança e higienização nas lojas. Haverá um limite de clientes por espaço e os comerciantes deverão ser orientados sobre esse processo de recepção.  

No mais, a campanha terá como mote a ideia de “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego” e tem uma expectativa de venda positiva em comparação ao ano passado.  

“Faremos tudo isso com respeito às normas de segurança sanitária, com empresários e consumidores cientes da importância da manutenção e fomento das relações comerciais, bem como do cuidado com a saúde do próximo”, explicou o Secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, segundo nota divulgada pelo órgão. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.