Whatsapp poderá iniciar testes para pagamentos e transferências, diz BC

Na sexta-feira (31), o Banco Central liberou o Whatsapp para voltar a fazer os testes com o serviço de pagamentos e transferências dentro do aplicativo. Apesar disso, o lançamento comercial da ferramenta não foi confirmada. 

Whatsapp poderá iniciar testes para pagamentos e transferências, diz BC
Whatsapp poderá iniciar testes para pagamentos e transferências, diz BC (Foto: Google)

Essa liberação foi confirmada pela Visa, que é uma das bandeiras que faz parte desse serviço. 

A autorização serve para conduzir os testes de integração de novos participantes dessa nova forma de pagamento, como credenciadoras que são as maquininhas e as emissoras de cartão. 

O Banco Central interrompeu num primeiro momento esses teste, pois uma de suas preocupações era a competição do sistema, que poderia ser prejudicada com a entrada do Whatsapp que é grande no mercado. 

Essa notícia da retomada dos testes teve um impacto positivo nas ações da Cielo, que são negociadas na B3. 

Próximo ao fechamento do pregão, as ações da empresa subiram mais de 10%, negociadas a R$5,34. Já a Ibovespa, principal índice do mercado acionário, caiu 1,90%.

Em nota, a Visa informou que essa fase de testes com novos participantes é um passo importante para “continuar aperfeiçoando esse modelo de pagamento e inserir mais parceiros no projeto”. 

Além disso, a empresa disse estar à disposição do BC e que vai contribuir para que a inovação seja liberada em breve.

Já a Mastercard, disse que fez a solicitação ao Banco Central para a autorização dos testes de novos emissores interessados, e ainda espera a definição oficial da autarquia. 

Segundo a empresa, neste período de testes essa funcionalidade vai ficar aberta para um grupo limitado de cartões que realizarão transações de baixo valor.

“A Mastercard segue contribuindo com o regulador para que o serviço seja liberado para o consumidor final”.

Essa parceria com as empresas foi anunciada no dia 15 de junho e prevê que o Facebook, dono do aplicativo, e a Cielo possam oferecer para os estabelecimentos comerciais e pessoas físicas o serviço de recebimento de pagamentos pelo aplicativo de mensagens do Whatsapp.

No começo, essa parceria permite o uso com cartões de débito Visa e Mastercard, dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. Essas transferências serão realizadas por meio da Cielo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.