A Universidade Federal de Viçosa (UFV), informou na sexta-feira (31) que após uma reunião realizada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)na última semana, foi aprovado o “Período Especial Remoto” a partir do dia 31 de agosto.
A instituição está com suas aulas suspensas desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Segundo uma Resolução nº7/2020, a retomada das atividades de graduação deve contar com o oferecimento das disciplinas de forma remota nos três campi da UFV, localizados em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.
Isso deve acontecer até o dia 15 de dezembro deste ano, e os exames finais devem ser aplicados para os alunos entre os dias 17 e 19 de dezembro.
Desde o início do mês de julho, a universidade estava analisando as etapas de planejamento para que fosse retomadas as aulas.
Nesta reunião, que foi presidida pelo reitor Demetrius David da Silva, o Cepe aprovou a volta do ano letivo do ensino médio do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni).
As aulas serão realizadas online, e devem começar a partir de 17 de agosto e durar até o dia 10 de fevereiro de 2021.
De acordo com o campus de Florestal, o ensino médio retomou as atividades desde o mês de junho e o técnico vai reiniciar no dia 10 de agosto, como havia sido autorizado.
Já os cursos de pós-graduação vão ser dados continuidade ao primeiro semestre letivo, nos três campi, a partir de hoje, segunda-feira (3).
Regras para aulas remotas na UFV
- Deve-se dar prioridade para as disciplinas que estavam em andamento no primeiro semestre.
- O conteúdo teórico das matérias teórico-práticas que puderam ser desmembrados devem ser feitos;
- Poderá haver oferta das disciplinas previstas para 2020/2;
- O ensino remoto será universal para todos os departamentos e institutos da universidade;
- No inicio, apenas os estudantes dos cursos de graduação da UFV poderão se matricular em disciplinas oferecidas no ensino rem oto. Caso existam vagas sobrando,os estudantes não vinculados e poderão se matricular;
- Os alunos do ensino remoto tem participação facultativa. Aqueles que não efetivarem matrícula terão os vínculos institucionais preservados;
- O ensino remoto terá duração de 15 semanas, conforme previsto no Calendário Escolar;
- Cada turma terá até 30 vagas.