Guedes vai trazer novidades para reforma tributária essa semana; veja quais!

A comissão mista que debate a questão da reforma tributária no Congresso acertou uma audiência sobre o assunto com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, em primeira reunião após retorno às atividades. O ministro, aliás, deve detalhar as propostas da reforma para os deputados e senadores no dia 05 de agosto (próxima quarta-feira).

Guedes vai trazer novidades para reforma tributária essa semana; veja quais!
Guedes vai trazer novidades para reforma tributária essa semana; veja quais! (Imagem: Marcos Corrêa/PR)

Em entrevista para o blog do Valdo Cruz, do portal G1, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) disse que a audiência será importante para definir que o Governo Federal defende o assunto. Além disso, será importante por também permitir o avanço das atividades.

Vamos acelerar os trabalhos a partir de agora. A vinda do ministro é importante para isso. Em breve a comissão mista fechará um texto único, reunindo as propostas do Senado e da Câmara, que espero estar aprovado nas duas Casas até as eleições municipais em novembro”, disse o deputado. 

A estratégia do deputado Aguinaldo Ribeiro está em linha com o de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara. Assim como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Cujo a ideia é aprovar a reforma ainda em 2020. 

Tramitação da reforma tributária 

Existem duas propostas de emenda constitucional relacionadas à reforma tributária que estão em tramitação. Conforme informou o blog do G1, o projeto na Câmara funde cinco impostos enquanto que o do Senado visa transformar nove tributos em um

Além disso, o governo também já enviou uma proposta de fusão do PIS e da Cofins na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Porém, a proposta sofre resistência por parte do setor de serviços. 

Tributo sobre pagamentos eletrônicos?

O ministro da economia, Paulo Guedes, também planeja encaminhar ao Congresso propostas de criação de um tributo sobre pagamentos eletrônicos e desoneração da folha de pagamento.

Além disso, também planeja propor uma reformulação do Imposto de Renda (IR) de Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Entretanto, a proposta também sofre resistência por parte do Poder Legislativo. 

O ministro diz que estão criticando a ideia sem ao menos a verem detalhadamente. Em contrapartida, Guedes já está conseguindo convencer empresários. Porém, há a crítica por parte do Congresso Nacional. 

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA