Detran-SP aumenta lista de serviços presenciais nas agências; confira!

Desde o dia 27, segunda-feira, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) volta a aplicar as provas de direção em todo o estado. As aulas serão dadas aos que já tinham iniciado o processo, mas foram paralisados por conta da pandemia.

Detran-SP aumenta lista de serviços presenciais nas agências; confira!
Detran-SP aumenta lista de serviços presenciais nas agências; confira! (Montagem/ FDR)

A autorização para abertura se deu após uma manifestação dos proprietários das autoescolas. Eles reivindicaram a reabertura do órgão, além de solicitar um prazo para a retomada das aulas práticas e teóricas.

É importante salientar que o Contran aumentou o prazo para conclusão do processo de habilitação, que anteriormente era de 12 meses, mas agora será 18. Além disso, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) precisarão fazer agendamento prévio pelo sistema e-CNH.

A partir da data estipulada, as aulas práticas poderão ser realizadas ao ar-livre. Mas isso só poderá acontecer se os protocolos sanitários forem seguidos de forma adequada.

Regras para as aulas práticas do Detran-SP

Uma das regras é que os CFCs precisarão higienizar os veículos internamente, sempre na troca de aluno. Além disso, deverão disponibilizar álcool em gel para a higiene das mãos.

Os alunos deverão utilizar máscaras nas unidades e as provas deverão ser agendadas por horários, pois será preciso evitar aglomeração.

Vale lembrar que alguns serviços podem ser solicitados por meio do aplicativo ou portal. Por isso, o Detran afirma que ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários.

Nos serviços digitais, existem algumas opções: renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play Store e Apple Store.

Detran disponibiliza Drive-thru

O Detran-SP está disponibilizando o sistema de Drive-Thru para os funcionários dos Centros de Formação de Condutores que precisam retirar a carteira de habilitação.

Vale lembrar que, agora, quando a solicitação for feita pelos próprios motoristas, o Detran envia a CNH pelos Correios.

Segundo o órgão, mais de 65 mil documentos estarão disponíveis pelo Correio em todo o estado. Desse montante, mais de 20 mil são da capital do estado e os demais se distribuem pelo interior e litoral.