A reabertura das agências do INSS não acontecerá mais amanha, segunda-feira (3). Mais uma vez, o governo adiou a abertura e vai manter as portas fechadas por mais um período.
A primeira reabertura aconteceria no dia 13 de julho, mas o governo prorrogou para o dia 3 de agosto. Agora, as agências estarão funcionando apenas no dia 24, mas ainda há possibilidades de mudança. As alterações nas datas têm acontecido por conta da pandemia de coronavírus, que continua avançando em todo o país.
Dessa forma, o atendimento remoto, continuará funcionando até o próximo dia 21 . Após isso, com a abertura das agências, alguns serviços serão agendados e realizados de forma presencial.
Nesse caso, o atendimento será feito em horários menores, provavelmente em seis horas diárias. Além disso, será feito exclusivamente nos seguintes casos:
- Para os segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135);
- E a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.
Regras para a reabertura das agências do INSS
Mesmo com a reabertura, as agências precisarão estar em conformidade para o seu funcionamento. Além do horário reduzido, será preciso que todos os segurados estejam utilizando máscaras de proteção.
Outro ponto importante é o distanciamento dentro das unidades. Por isso, o atendimento será realizado com agendamento prévio. A ideia é reduzir ao máximo o número de pessoas dentro das agências.
Atualmente, o Brasil conta com 1.525 unidades do INSS. Por isso, cada uma delas deverá avaliar seu quadro de servidores, para saber se haverá necessidade de afastamentos e possíveis contratações temporárias.
Também será preciso analisar os equipamentos de proteção individual e organizar o espaço físico, para manter a distância adequada.
Em nota oficial, o órgão afirmou o seguinte: “As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido.”
O agendamento deve ser realizado através do Meu INSS, pelo portal ou pelo aplicativo. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play Store e Apple Store.