INSS comunica NOVA data de reabertura das agências para fim de agosto

Novamente o INSS resolveu adiar a reabertura gradual de suas agências pelo país em decorrência da pandemia do coronavírus. Agora, a nova data marcada para a volta dos atendimentos presenciais é 24 de agosto.

INSS comunica NOVA data de reabertura das agências para fim de agosto
INSS comunica NOVA data de reabertura das agências para fim de agosto (Imagem Google)

A última data definida antes dessa foi 3 de agosto, na próxima segunda-feira. Porém uma nova portaria publicada hoje (29), adiou o retorno para 24 de agosto.

Até a reabertura acontecer, o INSS continuará atendendo de forma remota através do aplicativo e site Meu INSS e pelo telefone 135.

Como já havia sido comunicado anteriormente, ao retornar com os atendimentos, “serão priorizados serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno destes serviços visa a dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial”.

A Portaria 36, publicada hoje no Diário Oficial da União é resultante de uma decisão conjunta entre a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, da Secretaria de Previdência e do INSS.

Como acessar o Meu INSS?

O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

É possível também ligar para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).

Se cadastrando no Meu INSS

Para realizar o cadastro no Meu INSS, você vai precisar informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Após isso será gerado um código de acesso provisório. Nesse momento você deve fazer login, com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: soufeliz1).

Envio de Atestado Médico para perícia

Ao entrar no aplicativo ou site Meu INSS vá na opção “Agendar Perícia”. Caso você ainda tenha uma senha cadastrada, deverá se registrar antes de seguir com os procedimentos seguintes.

Após fazer o login:

  • Vá em “Agendar Perícia”
  • Escolha a opção “Perícia Inicial” e, na sequência, vá em “Selecionar”
  • Na pergunta “Você possui atestado médico”, escolha “SIM” e clique em continuar
  • Insira as informações pedidas e clique em “Avançar”
  • Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento e clique em “Anexar”
  • Agora é só selecionar o atestado médico que está em seu computador ou celular, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”
  • Siga as instruções seguintes e clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.