Comitê científico vai contra volta às aulas no Rio Grande do Norte; entenda proposta

Aulas presenciais são vistas como uma ameaça no Rio Grande do Norte. Nessa quinta-feira (30), o comitê científico que está assessorando o governo estadual informou que irá se posicionar contra a retomada das atividades estudantis.    

Comitê científico vai contra volta às aulas no Rio Grande do Norte; entenda proposta (Imagem: Reprodução - Google)
Comitê científico vai contra volta às aulas no Rio Grande do Norte; entenda proposta (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com a organização, o retorno poderá colocar em risco a vida das crianças e adolescentes, uma vez que não há soluções concretas para o controle da pandemia. A decisão será válida tanto para as escolas públicas como privadas.

Para validar a suspensão das aulas presenciais, governadora do estado, Fátima Bezerra (PT) se reuniu com demais representantes do comitê.

De acordo com ela, a decisão já vinha sido ponderada nas últimas semanas, mas foi aplicada apenas após a confirmação do prefeito de Natal, Álvaro Dias. Desse modo, a retomada prevista para o começo de agosto será cancelada.  

No documento liberado pela organização, os pesquisadores consideram que o retorno das aulas neste momento deverá impactar negativamente na taxa de isolamento social. 

Além de expor as crianças é preciso levar em consideração a participação de seus pais, professores e servidores dos centros de ensino.

De acordo com os estudos realizados, com as aulas suspensas a taxa de isolamento é de aproximadamente 30% em todo o estado do Rio Grande do Norte, que tem uma margem total de 40%.  

“Somado ao expressivo contingente de matriculados no Ensino Básico no RN das redes estadual, municipal, federal e privada (superior a 800 mil) há de se considerar a indução a uma movimentação ainda maior de pessoas da comunidade escolar e fora dela. Por exemplo, haverá o aumento da circulação de pais e responsáveis, prestadores de serviços afins à atividade escolar como transporte público e particular, além da mobilidade de servidores docentes e demais funcionários desses estabelecimentos de ensino”, considerou o relatório. 

Outro ponto importante também abordado foi o fato de que mais de 50% dos professores possuem mais de 40 anos, sendo considerados um grupo de risco e transmissão da doença.

Por fim, os pesquisadores mostraram que 17% dos lares dos alunos contam com idosos e crianças de até seis anos, também vulneráveis a infecção.  

 

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Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
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