Cinco estados brasileiros decidem manter fechamento das fronteiras internacionais

Pandemia do novo coronavírus altera acesso aéreo no país. Nessa quarta-feira (29), o governo federal informou que estará liberando as fronteiras brasileiras para passageiros internacionais em viagens de avião. A decisão será válida apenas para algumas capitais nacionais, tendo em vista as estratégias de minimizar os riscos de contaminação. De acordo com o decreto, apenas 5 estados estão de fora da medida. 

Cinco estados brasileiros decidem manter fechamento das fronteiras internacionais
Cinco estados brasileiros decidiram manter fechamento das fronteiras internacionais (Imagem: Reprodução – Google)

A decisão de reabertura das fronteiras ficará válida por apenas 30 dias. De acordo com o governo, ela tem como finalidade permitir um fluxo de entrada e saída para movimentar a economia nacional.

No entanto, as regiões do Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins não entraram na proposta.  

Isso significa que, nesses estados os passageiros internacionais não poderão desembarcar. Seus aeroportos permanecem fechados para aviões que venham de fora do país e não há uma previsão de retorno. 

Para os representantes de cada região, a decisão prioriza o controle da pandemia, tendo em vista o elevado número de mortes já somados ao longo dos últimos meses.  

Capitais com fronteiras liberadas  

Até a publicação da portaria deste quinta-feira (30), apenas os aeroportos do Galeão (RJ), de Brasília (DF), de Guarulhos e Viracopos (ambos em SP) estavam recebendo passageiros de fora.

No desembarque, eles eram obrigados a comprovar que teriam uma estadia de curta duração ou com atividades relacionadas aestudo, trabalho, realização de investimento, reunião familiar ou ou desportivas. 

De acordo com a portaria, os turistas devem respeitar os “requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jurídico brasileiro”. 

Solicitação de seguro saúde para estrangeiros 

Outra solicitação também determinada para quem vem de outro país é o comprovante de aquisição do seguro saúde. O documento precisa ser válido na Brasil e ter uma durabilidade disponível durante toda a estádia prevista, caso contrário o cidadão não pode desembarcar. 

Demais restrições de acesso 

Além das vias aéreas, o governo está aplicando restrições também para as terrestres e aquáticas. A decisão vem sido mantida desde o mês de março, quando foram detectados os primeiros casos de coronavírus no país. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.