Semana de novos pagamentos do IRPF. A partir desta sexta-feira (31), os contribuintes do terceiro lote das restituições do Imposto de Renda começarão a receber seus valores. O envio ocorre por meio das contas bancárias dos titulares e deverá contemplar mais de 646 mil pessoas, de acordo com a Receita Federal. Para poder saber se está incluso nesse grupo, leia as instruções abaixo.
As restituições do ImpostoI de Renda são destinadas para todos os brasileiros que tiveram gastos acima do teto tributário mediante a comprovação de dependentes.
Normalmente, os valores são acumulados para pessoas que possuem filhos, pagam aposentadorias, despesas medicas e educacionais. No entanto, para ter certeza se tem ou não direito é preciso fazer uma consulta.
O procedimento de consulta das restituições é simples, disponível desde a última sexta-feira (24) para o terceiro lote, basta acessar o site ou aplicativo da Receita Federal ou ligar para o 146.
Para identificação, o contribuinte precisa informar o número de seu CPF e assim ficará ciente se tem algum valor a ser retornado.
Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda
É importante lembrar que, a ordem do pagamento foi determinada de acordo com o envio das declarações. Ou seja, quem enviou o documento logo em abril, quando deu início ao calendário de 2020, as liberações serão priorizadas.
De acordo com a Receita, aproximadamente 88 mil idosos com mais de 80 anos serão contemplados nesse momento.
Além disso, há ainda 646 mil pessoas entre 60 e 79 anos, 47 mil pessoas com algum tipo de deficiência mental ou física, 346 pessoas mil com o magistério como fonte de renda e outros 2,8 milhões de contribuintes de categoria simples.
O valor total dos envios será de aproximadamente R$ 5,7 bilhões.
Veja abaixo o calendário de pagamento deste ano:
- 1º lote: 29/05/2020
- 2º lote: 30/06/2020
- 3º lote: 31/07/2020
- 4º lote: 31/08/2020
- 5º lote: 30/09/2020
Prazo de retirada das restituições do IRPF 2020
O tempo limite para sacar as restituições é de até 12 meses após o pagamento. Caso a pessoa não faça a retirada nesse prazo, o valor ficará retido e só poderá ser liberado novamente mediante a solicitação de um Pedido de Pagamento de Restituição, realizado no site da receita.