3º lote da restituição do Imposto de Renda será pago essa semana; consulte!

Semana de novos pagamentos do IRPF. A partir desta sexta-feira (31), os contribuintes do terceiro lote das restituições do Imposto de Renda começarão a receber seus valores. O envio ocorre por meio das contas bancárias dos titulares e deverá contemplar mais de 646 mil pessoas, de acordo com a Receita Federal. Para poder saber se está incluso nesse grupo, leia as instruções abaixo.  

3º lote da restituição do Imposto de Renda será paga essa semana; consulte! (Imagem: Reprodução - Google)
3º lote da restituição do Imposto de Renda será paga essa semana; consulte! (Imagem: Reprodução – Google)

As restituições do ImpostoI de Renda são destinadas para todos os brasileiros que tiveram gastos acima do teto tributário mediante a comprovação de dependentes.

Normalmente, os valores são acumulados para pessoas que possuem filhos, pagam aposentadorias, despesas medicas e educacionais. No entanto, para ter certeza se tem ou não direito é preciso fazer uma consulta.  

O procedimento de consulta das restituições é simples, disponível desde a última sexta-feira (24) para o terceiro lote, basta acessar o site ou aplicativo da Receita Federal ou ligar para o 146.

Para identificação, o contribuinte precisa informar o número de seu CPF e assim ficará ciente se tem algum valor a ser retornado.  

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda

É importante lembrar que, a ordem do pagamento foi determinada de acordo com o envio das declarações. Ou seja, quem enviou o documento logo em abril, quando deu início ao calendário de 2020, as liberações serão priorizadas. 

De acordo com a Receita, aproximadamente 88 mil idosos com mais de 80 anos serão contemplados nesse momento.

Além disso, há ainda 646 mil pessoas entre 60 e 79 anos, 47 mil pessoas com algum tipo de deficiência mental ou física, 346 pessoas mil com o magistério como fonte de renda e outros 2,8 milhões de contribuintes de categoria simples.  

O valor total dos envios será de aproximadamente R$ 5,7 bilhões.  

Veja abaixo o calendário de pagamento deste ano:  

  • 1º lote: 29/05/2020  
  • 2º lote: 30/06/2020  
  • 3º lote: 31/07/2020  
  • 4º lote: 31/08/2020  
  • 5º lote: 30/09/2020 

Prazo de retirada das restituições do IRPF 2020 

O tempo limite para sacar as restituições é de até 12 meses após o pagamento. Caso a pessoa não faça a retirada nesse prazo, o valor ficará retido e só poderá ser liberado novamente mediante a solicitação de um Pedido de Pagamento de Restituição, realizado no site da receita. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.