Semana de novos pagamentos do IRPF. A partir desta sexta-feira (31), os contribuintes do terceiro lote das restituições do Imposto de Renda começarão a receber seus valores. O envio ocorre por meio das contas bancárias dos titulares e deverá contemplar mais de 646 mil pessoas, de acordo com a Receita Federal. Para poder saber se está incluso nesse grupo, leia as instruções abaixo.  

publicidade
3º lote da restituição do Imposto de Renda será paga essa semana; consulte! (Imagem: Reprodução - Google)
3º lote da restituição do Imposto de Renda será paga essa semana; consulte! (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

As restituições do ImpostoI de Renda são destinadas para todos os brasileiros que tiveram gastos acima do teto tributário mediante a comprovação de dependentes.

Normalmente, os valores são acumulados para pessoas que possuem filhos, pagam aposentadorias, despesas medicas e educacionais. No entanto, para ter certeza se tem ou não direito é preciso fazer uma consulta.  

O procedimento de consulta das restituições é simples, disponível desde a última sexta-feira (24) para o terceiro lote, basta acessar o site ou aplicativo da Receita Federal ou ligar para o 146.

Para identificação, o contribuinte precisa informar o número de seu CPF e assim ficará ciente se tem algum valor a ser retornado.  

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda

É importante lembrar que, a ordem do pagamento foi determinada de acordo com o envio das declarações. Ou seja, quem enviou o documento logo em abril, quando deu início ao calendário de 2020, as liberações serão priorizadas. 

De acordo com a Receita, aproximadamente 88 mil idosos com mais de 80 anos serão contemplados nesse momento.

Além disso, há ainda 646 mil pessoas entre 60 e 79 anos, 47 mil pessoas com algum tipo de deficiência mental ou física, 346 pessoas mil com o magistério como fonte de renda e outros 2,8 milhões de contribuintes de categoria simples.  

O valor total dos envios será de aproximadamente R$ 5,7 bilhões.  

Veja abaixo o calendário de pagamento deste ano:  

  • 1º lote: 29/05/2020  
  • 2º lote: 30/06/2020  
  • 3º lote: 31/07/2020  
  • 4º lote: 31/08/2020  
  • 5º lote: 30/09/2020 

Prazo de retirada das restituições do IRPF 2020 

O tempo limite para sacar as restituições é de até 12 meses após o pagamento. Caso a pessoa não faça a retirada nesse prazo, o valor ficará retido e só poderá ser liberado novamente mediante a solicitação de um Pedido de Pagamento de Restituição, realizado no site da receita. 

Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.