Durante a pandemia do coronavírus, os motoristas que estiverem com a carteira de habilitação (CNH) vencida ou próxima do vencimento em Rondônia, não serão obrigados a realizar a renovação do documento. As informações foram autorizadas pelo Detran-RO.
O diretor do Detran-RO (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), disse que esta decisão tem o objetivo de evitar aglomerações e circulação de pessoas no Detran e Ciretrans.
“Não é preciso renovar, pois o prazo de fiscalização está estendido. Mas se a pessoa quiser renovar, ela pode acessar o site do Detran e solicitar a renovação da CNH”, explicou o diretor Neil Aldrin Faria Gonzaga.
O Detran-RO voltou a realizar atendimentos presenciais em suas unidades nesta semana, porém ele precisa ser agendado previamente.
“Todo serviço é feito por agendamento. Em relação a licenciamento/vistoria de veículo, na nossa página há uma lista com todos endereços e telefones de postos de atendimento no estado, então o usuário faz o contato por e-mail ou telefone e agenda o horário”, disse Neil.
As motoristas que precisam de atendimento a respeito da habilitação precisam agendar através do site do Detran.
O usuário escolhe o serviço que precisa e marca o atendimento pelo site. Os agendamentos são necessários para que não aconteçam grandes aglomerações em postos de atendimento.
IPVA
No mês passado, os prazos para recolhimento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) foram ampliados pelo governo.
A ampliação é válida para os veículos, como motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta (com potência de até 300 cilindradas) e automóvel de passeio (com potência de até 1.000 cilindradas), com placas finais em 6 e 7.
De acordo com o decreto, o pagamento dos veículos com final 6 pode ser realizado até o último dia útil de julho, enquanto os finais 7 no último dia útil de agosto.
IPVA em Sergipe
Em Sergipe, o projeto de Lei Ordinária nº184/2020, de autoria do Poder Executivo que trata da prorrogação do prazo para o pagamento ou parcelamento do IPVA 2020 foi aprovado. O projeto de lei segue agora para sanção do governador.
Devido a esta alteração, os donos de veículos com placas de finais 1,2,3,4 e 5, podem efetuar o pagamento do imposto até o dia 31 de julho. Se eles preferirem, podem parcelar o valor do IPVA em até seis vezes.
Agora, o projeto volta ao Poder Executivo e deve ser sancionado já na próxima semana, com efeitos imediatos.