Detran-MS investe em serviços online após somar 260 mil habilitações vencidas

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais importantes para milhões de brasileiros. Afinal, muitos já a utilizam como documento de identificação para várias situações. A data de validade deve ser sempre conferida e em Mato Grosso do Sul a situação está um pouco complicada. No estado, 261,6 mil condutores estão com a habilitação vencida, o que é cerca de 21% de todos os motoristas do Detran-MS.

Detran-MS investe em recursos online após somar 260 mil habilitações vencidas
Detran-MS investe em recursos online após somar 260 mil habilitações vencidas (Montagem/ FDR)

Essa informação foi passada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). É importante ressaltar que, atualmente, está mais fácil efetuar a renovação do documento. Justamente pelo número de documentos vencidos, o órgão resolveu reforçar ainda mais os serviços online.

Segundo a Loretta Figueiredo, responsável pela Diretoria de Habilitação do Detran, a instituição tem oferecido facilidades para os motoristas. “O condutor já pode renovar sua habilitação sem precisar enfrentar filas nas agências e ainda receber o documento em casa, sem custo adicional”, informa.

Lembrando que a validade está suspensa para as CNHs que vencem após o dia 19 de fevereiro, por conta da pandemia. Ainda assim, o ideal é que os condutores aproveitem as facilidades online e atualizem seus documentos.

CNH digital como documento de identificação

A pandemia trouxe uma série de mudanças para os brasileiros e uma delas é a CNH digital. Desde o mês de abril, desse ano, o condutor consegue gerar seu documento de forma digital e utilizá-lo normalmente. Essa utilização serve para antes de receber o documento impresso.

Para gerar a CNH basta ter acesso a um celular, um tablet ou qualquer outro dispositivo móvel. Além disso, o usuário precisa baixar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. Basta acessar a Google Play Store ou Apple Store. Vale lembrar que antes é necessário efetuar um cadastro no Denatran.

É importante que o condutor saiba que, para gerar a CNH digital, ele precisa que seu documento original não esteja suspenso ou cassado. Afinal, o documento online é apenas o espelho do impresso e serve para facilitar a vida do motorista.

Outro ponto é que se sua CNH tem o QR-Code é possível baixar a CNH digital por meio do reconhecimento facial.