PIX será lançado em novembro; o que vai mudar na vida dos brasileiros?

Novo serviço bancário deverá reformular os métodos de pagamento no Brasil. Nessa semana, o Banco Central cedeu a curiosidade dos investidores e explicou como funcionará o PIX. Trata-se de uma nova plataforma de pagamentos, que deverá começar a funcionar a partir do mês de novembro.

PIX será lançado em novembro; o que vai mudar na vida dos brasileiros? (Imagem: Reprodução - Google)
PIX será lançado em novembro; o que vai mudar na vida dos brasileiros? (Imagem: Reprodução – Google)

PIX foi desenvolvido pelo próprio Banco Central e tem como objetivo reunir os mais diversos tipos de pagamentos em uma única ferramenta. A ideia é que as transações entre instituições financeiras passem a ser feitas de forma muito mais fácil, rápida e intuitiva.

Por meio dele, os usuários poderão enviar e receber dinheiro automaticamente, 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana 

Esse imediatismo em tempo integral só será possível porque, a partir de novembro, os lançamentos bancários não precisarão mais de intermediários para serem feitos. Ou seja, o valor enviado pelo pagador deverá cair diretamente na conta do receptor de forma muito mais ágil.  

Como vai funcionar? 

Para poder usar o PIX, os cidadãos deverão escolher uma entre as três modalidades de pagamentos. A primeira será feita por meio da utilização de chaves ou processos de identificação para a conta transacional (nome, número do CPF ou CNPJ, telefone celular, e-mail, entre outros.  

A segunda ocorrerá pela identificação do EVP (número aleatório gerado pelo sistema, para quem não quiser dar um dos dados acima).

Por fim, há também a criação de um QR Code, podendo ser usado em múltiplas operações ou dinâmico, utilizado em apenas uma. 

Posso fazer quais pagamentos pelo PIX? 

Todos. A plataforma permitirá quitação de boletos, transferências bancárias para contas similares ou diferentes. Envios entre pessoas físicas e também entre empresas, além da prestação de conta de bens em serviços de estabelecimento comerciais ou comércio eletrônico.  

Processos de segurança do PIX 

Ao anunciar o PIX, Banco Central garantiu que todas as informações concedidas pelos usuários deverão ficar reservadas em uma plataforma da própria instituição, sendo essa protegida pelo sigilo bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados. 

Para que o usuário seja identificado, ele deverá sempre conceder sua chave de endereçamento, informando por quem recebe e para quem deseja enviar os valores. Por fim, o aplicativo da instituição financeira do pagador também solicitará a mesma chave para garantir a transferência 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.