BC anuncia antecipação do lançamento do sistema de pagamentos PIX

Novidades foram divulgadas nesta quarta-feira (22), o Banco Central decidiu adiantar o lançamento do sistema de pagamentos PIX. Previsão era de ficar disponível oficialmente no dia 3 de novembro em todos os bancos e fintechs, mas ganha nova data.

BC anuncia antecipação do lançamento do sistema de pagamentos PIX (Reprodução/Internet)
BC anuncia antecipação do lançamento do sistema de pagamentos PIX (Reprodução/Internet)

Com isto, a partir de 5 de outubro as empresas já podem utilizar a plataforma. A funcionalidade não irá substituir as demais, porém surge como uma opção ao cliente na hora de realizar os procedimentos bancários.

É importante destacar que a fase inicial começa em outubro com mais de 500 mil contas ativas que deverão se adequar até esta data para oferecer e receber o serviço, que deve diminuir a burocracia nesse processo de transferências.

As transação do Pix poderão ser feitas sob as seguintes possibilidades, segundo o Banco Central:

  • Entre pessoas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.

Com o PIX, não haverá restrições de horários entre as transações. Além disto, o usuário poderá enviar quantas vezes quiser o valor, sem se preocupar. Outro ponto importante é que o pagamento de contas também será feito em tempo real.

Processo de ativação

A antecipação foi anunciada pelo próprio presidente do BC, Roberto Campos Neto, durante um evento virtual na manhã desta quarta-feira (22). Com isto, bancos já podem realizar as chaves.

Segundo o BC, as chaves são o artifício no qual é chamada a identificação do recebedor de recursos. Os mesmos podem utilizar o número de celular, e-mail ou CPF ou CNPJ.

Para fazer a adesão do novo método de pagamento, o interessado deverá acessar o site do Banco Central a partir de outubro para realizar o registro da chave, com a vinculação das informações.

Esta fase de registro foi antecipada para que clientes e instituições tenham mais tempo para se adequar a nova funcionalidade. Operações começam no dia 3 de novembro, já em 16 será lançado o PIX para toda a população.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!