PIX: Como funciona? E quais as diferenças com TED e DOC?

Há alguns meses, o Banco Central anunciou a criação do PIX, uma nova forma de pagamentos e transferências online. Segundo informações, a nova modalidade estará disponível a partir de novembro. Com a novidade, muitas pessoas ficaram em dúvidas sobre o funcionamento e se há diferenças com relação a ao TED e ao DOC. Podemos afirmar que é algo simples de entender.

PIX: Como funciona? E quais as diferenças com TED e DOC?
PIX: Como funciona? E quais as diferenças com TED e DOC? (Foto: Pixabay)

Pagamentos pelo PIX

Para entender melhor, você precisa saber que o PIX é um meio de pagamento que visa deixar determinadas transações mais baratas. Atualmente, ao transferir saldo de uma instituição para outra, muitas vezes os clientes pagam taxas mais altas.

Isso acontece, pois é preciso que o banco pague impostos nestas transações e os mesmos são repassados aos usuários.

Outra diferença entre o PIX e as demais modalidades, é com relação aos horários. As opções TED e DOC possuem algumas restrições e têm horários limites para que se possa transferir dinheiro. A ideia é que o PIX não tenha isso, pois muitas pessoas só conseguem fazer esses procedimentos a noite ou nos finais de semana.

Como já citamos, o PIX começará a funcionar em 3 de novembro deste ano. Até essa data, todas as instituições financeiras, que tenham mais de meio milhão de clientes, deverão se adequar para oferecer essa opção.

TED e DOC

Na opção TED, o dinheiro enviado a outra instituição é creditado na conta de destino até as 17 horas do mesmo dia. Caso a transferência seja realizada após o horário, o dinheiro só sairá da conta no dia seguinte. Além disso, vale ressaltar que existe o limite de R$ 5 mil por transação.

No caso do DOC, existe o limite de R$ 4.999 e o dinheiro costuma ser creditado após um dia útil. Em casos de transações após as 22h, o dinheiro pode demorar mais de um dia para cair na conta.

É preciso lembrar que, tanto TED quanto DOC, só funcionam em dias de semana, o que é um grande problema para muitos usuários. Em resumo, caso você solicite uma transferência em feriados ou finais de semana, o processo só é finalizado em um dia útil.