Unicamp reabre inscrições para pedir isenção da taxa do vestibular 2021

A Unicamp reabriu ontem (22), o prazo para a realização dos pedidos de isenção do valor da inscrição do vestibular 2021. O pedido é feito somente pela internet através do site da comissão organizadora. É estimado que até o dia 31 deste mês, final do prazo, a universidade receba entre 10 a 12 mil pedidos de isenção.

Unicamp reabre inscrições para pedir isenção da taxa do vestibular 2021
Unicamp reabre inscrições para pedir isenção da taxa do vestibular 2021 (Imagem: Reprodução Google)

O primeiro prazo definido para as solicitações era até 8 de julho, porém ele foi estendido por causa da decisão da universidade de transferir 639 vagas de seleção através do Enem para o processo tradicional do vestibular.

De acordo com José Alves Neto, o diretor da Comissão Permanente Para Vestibulares, esta decisão foi tomada para que os alunos que se encaixam na modalidade também possam pedir a isenção da taxa. Um edital novo, com as mesmas regras, precisou ser feito.

O Vestibular 2021 da Unicamp custa R$170 e as inscrições podem ser feitas entre 30 de julho a 8 de setembro. Os alunos de todo o Brasil podem solicitar o benefício. Para fazer o pedido de isenção clique aqui 

Modalidades que dão direito a isenção no vestibular da Unicamp

Modalidade 1: candidatos de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio).

Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp

Modalidade 3: para os interessados que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Pré-requisitos: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio.

Esta edição oferece 6.680 isenções na modalidade 1, e uma quantidade ilimitada nas modalidades 2 e 3.

Documentação

Os candidatos da rede pública do estado de São Paulo podem emitir o histórico escolar e converter em formato “pdf” pelo site da Secretaria Estadual de Educação.

Já os candidatos de outros estados podem anexar a declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o ensino médio

Os candidatos devem, também, juntar o documento oficial (histórico escolar ou declaração) com inscrição no vestibular Unicamp ou no Enem-Unicamp.

Além disso, na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do Governo Federal, para que os candidatos não precisem anexar a documentação exigida.

Data das Provas

A 1ª fase do vestibular Unicamp, marcada para novembro de início, foi reagendada para os dias 6 e 7 de janeiro, enquanto que a 2ª está marcada para os dias 7 e 8 de fevereiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.