Aprovação do pagamento por WhatsApp será anunciada em breve, diz BC

Na última semana, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou que a instituição está avaliando se aceitará a proposta de pagamentos via Whatsapp. De acordo com o gestor, antes de liberar o serviço, será preciso alinhar os critérios de segurança e garantir que não haja competição ou desigualdade entre as demais plataformas financeiras. 

Aprovação do pagamento por WhatsApp será anunciada em breve, diz BC (Imagem: Reprodução - Google)
Aprovação do pagamento por WhatsApp será anunciada em breve, diz BC (Imagem: Reprodução – Google)

A decisão de aprovar ou não os pagamentos via WhatsApp estão sendo debatida desde o último mês, quando a rede de mensagens informou que estaria lançando seu novo serviço no Brasil.

Inicialmente, a proposta foi vista de forma positiva, mas acabou por gerar um desconforto entre as demais plataformas bancárias tendo em vista que escolhia a Cielo como realizadora da operação.  

“Nós temos conversado com eles, acertamos aí uma posição de aprovar o mais rápido possível para que eles consigam operar, mas a gente precisa ter certeza que ele é barato, ele é eficiente, ele é aberto, ele é seguro para as pessoas”, disse Campos Neto, em live promovida pelo Itaú BBA. 

O gestor pontou ainda que mesmo com o pedido de autorização já feito, o WhatsApp deverá esperar como os demais processos e só poderá liberar as transições mediante a validação do BC.

O presidente deixou claro que o assunto já está em pauta na instituição, mas será analisado “num trilho de aprovação normal, como qualquer outro arranjo e vai ser aprovado como qualquer outro arranjo”. 

Sobre a parceria do WhatsApp com a Cielo, Campos Neto explicou que, por mais que não se tenha um acerto de exclusividade, o desenho de funcionamento liberado pelas marcas ainda colocaria em risco o mercado financeiro. 

De acordo com ele, trata-se de uma estrutura de custos que levava a desincentivo para mais adquirentes, reforçando a necessidade de revisão do projeto.  

Sobre os pagamentos via WhatsApp  

A proposta foi divulgada no começo de julho. Intitulada Whatsapp pay, permitirá que os usuários da plataforma de mensagem realizem pagamentos por meio da mesma.

Ao anunciar o novo serviço, a marca informou também que o Brasil seria o primeiro país a testa-lo. Para isso, as transações seriam mediadas por meio da Cielo, empresa responsável por fazer os repasses entre clientes e empreendedores que atuem no mercado digital.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.