Prova de vida do INSS ganha novas regras com suspensão programada até setembro

Anualmente, aposentados e pensionistas precisam efetuar a prova de vida do INSS. Porém, por conta da pandemia, essa prática está suspensa até o dia 30 de setembro. O prazo final se encerraria na última segunda-feira (13), porém a medida visa diminuir as chances de contaminação para aqueles que frequentam as agências do INSS.

Prova de vida do INSS ganha novas regras com suspensão programada até setembro
Prova de vida do INSS ganha novas regras com suspensão programada até setembro (Foto: Google)

A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Economia. Vale ressaltar que, as visitas técnicas para a prova de vida também estão suspensas, desde o início da pandemia no Brasil.

De acordo com informações da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, mais de 700 mil pessoas estão sendo afetadas pelas mudanças.

A prova de vida exige a presença do segurado em uma das agências do INSS. Ela é importante para garantir que o mesmo continue recebendo seu benefício de forma regular. Caso não possa comparecer, o beneficiário pode enviar um representante legal.

No ano passado, foi liberada a realização da prova de vida através do aplicativo ‘Meu INSS’. Existe a possibilidade de efetuar o processo também pelo site da instituição, principalmente em casos de beneficiários com mais de 80 anos.

Além disso, essa possibilidade serve para qualquer segurado que tenha dificuldades de locomoção, mas que seja comprovada por meio de laudo ou atestado médico.

Reabertura das agências do INSS

O governo federal prorrogou o atendimento remoto, nas agências do INSS, até o dia 31 de julho. Dessa forma, a reabertura gradual será realizada a partir do dia 3 de agosto. Mas lembrando que pode haver mudanças até lá.

Em nota oficial, a instituição falou sobre a reabertura gradual. “O atendimento presencial foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista”.

O aplicativo “Meu INSS” pode ser baixado gratuitamente através da Google Play Store ou Apple Store. Está disponível para usuários Android e iOS (Iphone). Pelo portal, é possível acessar através do endereço https://meu.inss.gov.br/central/.