Salário maternidade será pago para menores de 16 anos dentro DESTAS regras

INSS precisa reavaliar seus critérios de idade após embates legais. Nessa semana, a justiça do Rio de Janeiro determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social terá que pagar os valores do salário maternidade para menores de 16 anos. De acordo com a legislação do órgão o benefício só poder ser ofertado mediante a maioridade. Entretanto, deverá ser reavaliado para um grupo específico. 

Salário maternidade será pago para menores de 16 anos dentro DESTAS regras (Imagem: Reprodução - Google)
Salário maternidade será pago para menores de 16 anos dentro DESTAS regras (Imagem: Reprodução – Google)

A antecipação do salário maternidade terá como finalidade contemplar as índias Guarani localizadas em Angra dos Reis e Paraty.

Para poder tomar a decisão, o Ministério Público Federal (MPF) alegou que os trabalhos e tradições desse povo são diferentes da sociedade de modo geral, e por isso, devem ser respeitados. Trata-se de processos culturais e dessa forma devem ser garantidos pelos direitos previdenciários.  

A ação pública foi validada nessa terça-feira (14), através da aceitação e publicação na Diretoria de Benefícios do INSS no Diário Oficial da União (DOU). Sendo assim, as índias menores de 16 anos passarão a ter acesso ao salário maternidade desde que tenham dado entrada no benefício a partir de outubro de 2017.  

Revisões do INSS 

Além de liberar o salário maternidade, o INSS precisará também revisar os requerimentos que foram reprovados entre 2017 e 2020 por causa da idade.

A justiça determinou que o órgão precisará rever os valores, de modo que não possa negar os direitos previdenciários a esse grupo usando como justificativas critérios etários que desrespeitem seus costumes e tradições. 

Para poder ter acesso ao salário maternidade, as índias precisarão comprovar suas residências e atividades. Nesse caso, será preciso emitir uma certidão expedida pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Comprovado, o benefício deve ser pago entre um período de 10 meses antes do nascimento ou adoção da criança.  

Sobre o salário maternidade 

Trata-se de um auxílio do INSS destinado para homens e mulheres que estejam em processo de gestação ou adoção. O valor e tempo de pagamento varia de acordo com a situação de cada família, sendo em ofertado de forma mais extensa para as gestantes.

É importante ressaltar que, os homens também tem direito ao benefício, uma vez em que precisem se afastar de seus trabalhos para cuidar dos filhos.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.