INSS notifica beneficiários sobre documentos pendentes nos pedidos

O INSS começou a avisar seus segurados quando algum de seus requerimentos possuem pendência. O aviso é automático e aparece na tela do celular do segurado que tenha o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho. O instituto também está contatando através da central telefônica 135, os segurados que precisam cumprir exigências.

INSS notifica beneficiários sobre documentos pendentes nos pedidos
INSS notifica beneficiários sobre documentos pendentes nos pedidos (Foto: Google)

Os segurados que receberem a ligação serão informados da necessidade de realizar o envio da documentação necessária para o progresso do requerimento.

Os documentos precisam ser enviados através do aplicativo ou site Meu INSS. Em média 325 mil segurados devem ser avisados de suas pendências por um atendente do Instituto.

Outra forma de aviso será por mensagens SMS que vão conter informações orientadoras de como proceder para enviar a documentação pedida.

Falta de informação

O motivo destes contatos é para que os segurados enviem a documentação necessária para concluir a análise do benefício solicitado. A falta de algum documento ou informação impossibilita o prosseguimento da análise.

Sendo assim, o segurado que for notificado deve realizar o envio da documentação o mais rapidamente possível, para que o INSS finalize a análise.

Através do Meu INSS (site ou aplicativo para celular) é possível cumprir exigências, como apresentar os documentos necessários para conclusão de um requerimento, e assim, dar andamento à análise do benefício.

Como apresentar a documentação

  1. Acesse o Meu INSS pelo app ou site e clique em agendamentos/solicitações’, localizar o processo. Agora clique no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.
  2. Se precisar anexar documentos digitalizados ou fotografados, clique em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter o tamanho máximo de 5 MB. Clique em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, repita o procedimento anterior. Após selecionar e anexar todos os documentos pedidos, clique em ‘confirmar’.
  3. Se preferir, você pode escrever um esclarecimento sobre a exigência para ajudar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.
  4. Confira se está tudo certo, clique em enviar e verifique se os arquivos estão enviados.
  5. Pronto. Basta aguardar a finalização do processo. As novidades serão avisadas por email, SMS ou pelo Meu INSS.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.