Salário maternidade e ESTES benefícios do INSS podem ser pedidos online

Durante a pandemia, diversos serviços do INSS estão suspensos por conta da quarentena. Mas existem alguns benefícios que podem ser solicitados de maneira online, como é o caso do salário maternidade, solicitação de perícia e benefício por incapacidade.

Salário maternidade e ESTES benefícios do INSS podem ser pedidos online
Salário maternidade e ESTES benefícios do INSS podem ser pedidos online (Reprodução: Google)

Salário Maternidade

Segundo o Ministério da Saúde, o mês de março a maio é o período onde mais nascem bebês no Brasil. Por isso, fica evidente que as mães precisam ter acesso ao salário maternidade. Além disso, esses meses tem sido marcados pela pandemia.

Por esse motivo, muitas mulheres tem se questionado sobre como ter acesso ao benefício, no momento em que todas as agências do INSS estão fechadas.

Para as mulheres que possuem emprego de carteira assinada, a empresa deve ser responsável por fazer o envio dessa solicitação. Isso é feito através de um canal direto com a Previdência Social.

Para mulheres que são trabalhadoras informais, mas contribuem com o INSS ou são MEIs, a solicitação deve ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS. A outra alternativa é por meio do telefone 135 e é possível ter acesso ao benefício no mesmo dia.

Solicitação de perícia

Para aqueles que pretendem solicitar um benefício por incapacidade ou pedir a prorrogação do auxílio-doença, é preciso efetuar o pedido através do site Meu INSS.

Vá direto à opção “Agendar Perícia” e em seguida precisará optar se é um pedido inicial ou para extensão do benefício. Após isso, basta ir respondendo o questionário. O importante é que o segurado esteja com todos os documentos em mãos para facilitar o agendamento.

Benefício por incapacidade

Este é outro benefício que pode ser solicitado através do site Meu INSS. O benefício por incapacidade engloba três opções: aposentadoria por invalidez, o auxílio-acidente e o auxílio-doença.

A principio o INSS libera o auxílio doença e vai acompanhando através de novas perícias, para identificar se o usuário pode retornar ao trabalho ou se necessita continuar afastado.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!